A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, enfatizou na terça-feira que “a empatia cultural do turista sénior é fundamental na valorização do turismo sustentável nos Açores e na consequente elevação qualitativa da atividade turística na Região”.

A titular da pasta do Turismo, que presidia, em representação do Presidente do Governo, ao lançamento da obra “Turismo Sénior, tendências e oportunidades pós-covid-19”, que se realizou na Horta, frisou que “o envelhecimento ativo contemporâneo tem vindo a ter uma influência determinante não só na formulação de novos olhares e estratégias em torno das tendências do turismo, enquanto setor, mas também nos benefícios que poderá trazer para a melhoria da qualidade de vida da população sénior”.

“Capacitar os recursos turísticos para que sejam mais acessíveis e inclusivos para todos, é um passo fundamental para a democratização do Turismo, um passo que implica uma preparação transversal, desde os serviços às atrações turísticas, dos profissionais à própria população”, vincou a governante.

Segundo Berta Cabral, “a notoriedade do destino Açores, a procura crescente por hábitos saudáveis e produtos de saúde e bem-estar mostram” que há no arquipélago “recursos únicos e diferenciadores, desde experiências mais ativas a atividades mais contemplativas ou até de relaxamento”.

“A envolvente natural, as condições privilegiadas do mar ou o conforto das águas termais são três amplas ilustrações que atestam a valorização deste mercado pelo destino Açores”, disse.

Berta Cabral, que foi convidada a redigir o prefácio da obra apresentada, cuja coordenação é da Professora Teresa Medeiros, da Universidade dos Açores, aludiu que, “enquanto turista, o sénior, ao ter disponibilidade para viajar livremente ao longo de todo o ano e escolher épocas em que haja menor afluência turística, está e é propenso à fidelização e à repetição de destinos, privilegiando estadias relativamente mais longas”.

A responsável pelo Turismo referiu ainda que “os Açores, enquanto Região certificada como «Destino Turístico Sustentável», reúnem condições para facultar estadias num ambiente não massificado e preservado, favorecendo experiências de ‘slow travel’, onde cada momento é apreciado sem pressa ou pressão, e proporcionando vivências únicas, imersivas, informadas e educativas”.

Berta Cabral aproveitou a ocasião para congratular os responsáveis “pela publicação de uma coletânea cuja coordenação da Professora Doutora Teresa Medeiros merece reconhecimento institucional e social” – um reconhecimento que estendeu a toda a equipa de investigadores do “Projeto Turismo Sénior: Rotas de Bem-Estar e Vivências Locais num Ecossistema Insular” (TURIVIVA+).

Segundo a governante, “os diferentes, mas comuns, contributos dos investigadores que nela colaboram, atestam que o Turismo Sénior é uma realidade com contornos específicos que faz reforçar a atenção pública e privada e intensificar as estratégias definidas e defendidas no percurso que o XIII Governo Regional dos Açores tem vindo a desenhar”.

“Com responsabilidade coletiva e com objetivos traçados, o Turismo Sénior tem vindo a afirmar-se numa realidade de experiências contínuas e relevantes, num arquipélago que prima pela interação e valorização humana. Compete-nos, então, trabalhar com confiança e coordenadamente para vencermos os desafios da pluralidade turística na autenticidade do nosso destino”, concluiu.

Depois das obras “Turismo Sénior – abordagens, sustentabilidade e boas práticas” e “Turismo Sénior no destino Açores”, o livro “Turismo Sénior, tendências e oportunidades pós-covid-19” reúne um conjunto de trabalhos científicos de elevada consideração e pertinência, não só na caracterização deste mercado, mas também na abertura de mecanismos favoráveis à sua dinamização.

PUB