O Município de Ponta Delgada, através da sua Divisão de Planeamento e em parceria com o Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC),publicou um artigono jornal digital “Info Cidades Circulares”, intitulado “O papel dos Materiais Endógenos dos Açores na Circularidade nos Materiais de Construção”.

Este trabalho resulta do factode aautarquia de Ponta Delgada pretender “implementar e regulamentar medidas no âmbito da construção circular e da reutilização dos materiais, alinhando os seus objetivos com os do desenvolvimento urbano sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas”.

Os Açores foram o primeiro arquipélago do mundo a conseguir a certificação internacional de Destino Turístico Sustentável, atribuída pela Earthcheck, uma entidade oficial do Global Sustainable Tourism Councile atendendo ao desenvolvimento turístico registado, e ao consequente impacto do sector de construção no concelho, Ponta Delgada não podia deixar de estar atenta a esta temática.

No fundo, esta participação vem reforçar ainda mais o compromisso do maior Município dos Açores em procurar implementar soluções concretas “para uma Ponta Delgada que ser pretende inovadora e atual”.

Quanto ao referido artigo, que fala também da regulamentação municipal como “uma ferramenta fundamental para sustentar a circularidade, a reutilização, a redução, a reciclagem e a transformação dos materiais de construção”, este pode ser consultado no seguinte link: O papel dos Materiais Endógenos dos Açores na Circularidade nos Materiais de Construção | Cidades Circulares (dgterritorio.gov.pt).

Recorde-se que Ponta Delgada é o único dos 19 concelhos dos Açores a integrar a Rede para a Construção Circular e Sustentável (R2CS) da Iniciativa Nacional das Cidades Circulares (InC2) e, a par disso, é subscritora da Cartilha da Sustentabilidade, um esforço oficial do Governo dos Açores que assume princípios definidores e implementa ações sustentáveis em variadas áreas da comunidade.

PUB