Esta segunda-feira, dia 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Ambiente, criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, e que, este ano, celebra o seu 50.º aniversário.

Nesse âmbito, a Câmara Municipal de Lagoa assinalou este dia com um conjunto de atividades. Efetivamente, a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, acompanhada pelo Vice-presidente, Frederico Sousa e pelo vereador com o pelouro do ambiente, Nelson Santos, participou num ato simbólico de plantação de metrosideros, que contou com a presença do Vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Finançor, Romão Braz.

Numa colaboração entre a Câmara Municipal de Lagoa e o Grupo Finançor, foram plantadas 55 árvores, num terreno adjacente à unidade fabril que se encontra junto ao passeio marítimo da cidade de Lagoa.

Esta concentração de esforços, pretende primeiramente, melhorar a vista da zona do passeio marítimo, mas igualmente, sensibilizar para a problemática da questão ambiental.

Por outro lado, decorreu, na praia da Baixa d´Areia, na Caloura, uma limpeza da orla costeira, numa iniciativa do Governo Regional, que contou com a presença do Vice-presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Frederico Sousa, do vereador, Nelson Santos e do Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel.

Participaram, nesta ação de limpeza ambiental, diversos alunos da EBI de Água de Pau e da Casa do Povo de Água de Pau – CDIJ Trevo, sendo que a mesma contou com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa.

Finalmente, a Câmara Municipal de Lagoa, através do CEFAL – Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa, organizou um trilho com plogging na Janela do Inferno, que envolveu a participação de 23 pessoas, nomeadamente uma turma do nono ano da Escola Secundária de Lagoa – ESL.
Paralelamente, na Casa da Água, nos Remédios, todos os participantes puderam usufruir de um enquadramento acerca daquele espaço, mas igualmente, de uma explicação e interpretação sobre o trilho da Janela do Inferno.

Com a organização e apoio desse conjunto de atividades, a Câmara Municipal de Lagoa pretende incentivar os munícipes lagoenses para a consciencialização e conservação ambiental, defendendo que todos, diariamente, são capazes, em conjunto, de fazer a diferença no que diz respeito à proteção do planeta.

PUB