O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, presidiu hoje, em Angra do Heroísmo, à cerimónia de apresentação do Hino aos Direitos da Criança, tendo realçado que o hino representa um “compromisso de toda a sociedade açoriana para com as suas crianças”.

“O Hino aos Direitos da Criança é uma importante ferramenta de promoção dos direitos da criança e de prevenção do risco e do perigo”, afirmou.

Dirigindo-se às crianças presentes no Palácio dos Capitães-Generais e a todas as que vivem nos Açores, Artur Lima frisou que estas são o “futuro” dos Açores, e é também por elas que o Governo trabalha na “melhoria das respostas sociais, da qualidade da educação, do acesso à saúde e à habitação”.

No Dia da Criança, o Vice-Presidente do Governo lembrou que, no que se refere à proteção dos direitos deste grupo mais vulnerável, o “Governo nada pode sozinho” e conta “com o envolvimento e a dedicação diária de todas as famílias”.

“É na família que reside a célula basilar de todo o desenvolvimento e alegria de uma criança”, disse.

Durante a sua intervenção, Artur Lima apelou a “todas as famílias dos Açores para que realizem plenamente a nobre missão de cuidar e amar os seus filhos”, tendo ainda transmitido a cada criança que “a cada direito que usufruem, corresponde um dever”.

“Ter noção do equilíbrio entre direitos e deveres faz das crianças de hoje, adultos responsáveis amanhã”, concretizou.

O Hino aos Direitos da Criança é uma iniciativa do Comissariado dos Açores para a Infância, que conta com letra do conhecido professor, ator e autor, Victor Rui Dores, e com música do professor Rui Correia, responsável pela Academia de Música da Ribeira Grande.

A corporizar este Hino aos Direitos da Criança foi concebido um videoclipe, da autoria de António Freitas, que envolve a participação de mais de uma centena de crianças das nove ilhas dos Açores.

O objetivo desta iniciativa é, através da música, sensibilizar e informar toda a sociedade para os direitos das crianças, mobilizando-a para a sua concretização em todos os contextos das suas vidas.

O Vice-Presidente do Governo disse esperar que o Hino seja “divulgado junto de todas as entidades com competência em matéria de infância e juventude” e que “chegue à casa de cada família açoriana, enquanto instrumento de sensibilização e de pedagogia”.