O Encontro Regional do Apps for Good nos Açores, na Ilha do Pico, irá acontecer amanhã, dia 2 de junho, às 12h, no Auditório Municipal da Madalena.

O evento caracteriza-se pela partilha de soluções tecnológicas desenvolvidas por equipas de alunos e professores com o intuito de resolverem problemas sociais e é organizado pelo CDI Portugal, organização não-governamental de inclusão e inovação social e digital.

Uma app que pretende facilitar a contratação temporária de pessoas para serviços de hotelaria e turismo, de forma a responder ao crescimento turístico na ilha do Pico, outra que oferece visitas às três ilhas do triângulo (Pico, Faial, São Jorge), de forma real, mergulhos live-board, projeção de vídeos on-board com óculos 3D para pessoas incapacitadas de realizar estas atividades; Uma solução tecnológica que pretende criar uma rede de ajuda entre pessoas com deficiência física e voluntários disponíveis, permitindo que a pessoa mais próxima na situação seja notificada com o intuito de providenciar ajuda, assim como uma app que tem o objetivo de facilitar a prática de voluntariado ou uma aplicação que tem a função de permitir às pessoas partilhar os restos de comida das suas refeições com outras pessoas que vivam na sua localidade e que não têm meios para obter uma refeição são, entre outros, alguns dos temas que serão levados a discussão na apresentação.

“A tecnologia está numa trajetória ascendente inacreditável e, quando utilizada para o bem, providencia grandes feitos. O programa Apps for Good conta com uma vertente de ligação muito forte entre alunos e professores e resulta sempre em soluções que poderão ajudar a resolver problemas reais, utilizando a tecnologia que, hoje em dia, temos à nossa disposição, ao mesmo tempo que prepara estes alunos para um mercado de trabalho e uma sociedade cada vez mais tecnológicos”, sublinha João Baracho, Diretor Executivo do CDI Portugal.

Nesta edição do Apps for Good estão inscritas oito equipas de cinco escolas do Arquipélago dos Açores. O programa conta com um momento de pitch, no qual cada equipa de alunos fará a apresentação da sua solução tecnológica durante três minutos, tendo de responder a um Q&A feito pelo júri, posteriormente, de modo a clarificar da melhor forma todas as funcionalidades e capacidades da aplicação.

De seguida, haverá um momento de marketplace, marcado pela exposição de todas as soluções tecnológicas desenvolvidas pelas equipas. Cada convidado/a presente poderá fazer o circuito e conhecer melhor os criadores e as apps que, entre outras funcionalidades, têm como propósito propor respostas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O Momento Finalistas terá lugar às 15 horas, onde serão atribuídos os prémios pelo Diretor Regional da Educação e Administração Educativa, Rui Espínola e pelo Presidente da Câmara Municipal da Madalena, José António Soares. Será conhecida a app vencedora e o Prémio do Público (a solução que tiver mais votos pelo público) deste Encontro Regional que, posteriormente, marcará presença no Evento Final do Apps for Good, a 20 de setembro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

PUB