O Sporting Club da Horta celebrou, no passado dia 28 de maio, o seu centenário.

Na Sessão Solene comemorativa dos 100 anos da instituição, o Presidente da Câmara Municipal da Horta destacou o papel do clube na sociedade faialense e a sua relevância para a formação desportiva, “mas também humana, fomentando comportamentos saudáveis e incutindo valores humanistas, que através da atividade física, competição, interação social, disciplina e método, permitem cumprir uma importante função social”.

Declarando que “a Câmara Municipal da Horta não se mostra indiferente à história do Sporting Club da Horta, ao seu passado, presente e futuro”, Carlos Ferreira afirmou que “o Município saberá assumir as suas responsabilidades expressando o seu apoio e disponibilidade, na exata medida das suas capacidades, para apoiar o Clube, os seus dirigentes e atletas”.

Neste sentido, o autarca reconheceu que “as instalações desportivas são um instrumento indispensável para qualquer instituição, e no Faial não foi realizado o devido investimento em infraestruturas ao longo de muitos, e muitos anos”.

“Não se pode exigir que se corrija esta lacuna de um momento para o outro. Mas é preciso reconhecer a existência do problema, e de forma progressiva, dotar a ilha do Faial de condições adequadas para a prática desportiva”, declarou Carlos Ferreira.

Deixando uma palavra de apreço a toda a massa associativa, o edil lembrou que “100 anos de vida não são apenas 100 anos de existência do Clube, são 100 anos em que diversas gerações trabalharam para o sucesso desta coletividade, choraram as suas alegrias e tristezas, tomaram como ‘sua’ a vida da instituição”, reforçando que “a história do Sporting Club da Horta enobrece a ilha do Faial e a Região Autónoma dos Açores, que nos últimos 20 anos o andebol do clube militou permanentemente na primeira liga, com apenas duas participações na segunda liga, confirmam a excelência do trabalho realizado e a solidez do projeto nesta modalidade”.

No final da sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal da Horta felicitou os homenageados, e todos os que desde a fundação até aos dias de hoje, contribuíram para a longevidade do clube e para a construção de uma melhor sociedade. “Todos, foram decisivos para levar o nome do Sporting Club da Horta além-fronteiras, levando também o nome do Faial, dos Açores e de Portugal”, concluiu.

O Presidente da edilidade faialense esteve também ao lado dos presidentes do Sporting Club da Horta e do Angústias Atlético Clube, Davide Marcos e Luís Medeiros, na Sessão Solene do Dia da Região, em que as duas instituições centenárias foram agraciadas com a Insígnia Autonómica de Mérito Cívico.

PUB