O defesa Toti Gomes, jogador do Wolverhampton, é a grande novidade nos eleitos da seleção portuguesa de futebol para os embates com Bósnia-Herzegovina (17 de junho) e Islândia (20), de apuramento para o Euro2024.

Nascido na Guiné-Bissau, Toti Gomes, de 24 anos, cumpriu 17 jogos na edição 2022/23 da Premier League pelos ‘Wolves’.

Em relação à primeira convocatória do técnico espanhol, em 17 de março, também são novidades os regressos de Nélson Semedo, igualmente do Wolverhampton, Renato Sanches, do Paris Saint-Germain, e Ricardo Horta, do Sporting de Braga.

Com a entrada destes quatro jogadores, saem Nuno Mendes, por lesão, João Mário, que renunciou à seleção, e ainda Diogo Leite e Matheus Nunes, ambos aparentemente por opção técnica.

Na lista, continuam os veteranos Cristiano Ronaldo, de 38 anos, que pode chegar às 200 internacionalizações ‘AA’ (tem 198) e conta 122 golos, desde 2003, e Pepe, de 40 anos, com 133 jogos e oito golos, desde 2007.

A seleção portuguesa de futebol recebe a Bósnia-Herzegovina em 17 de junho, no Estádio da Luz, em Lisboa, e desloca-se três dias depois a Reiquiavique, para defrontar a Islândia, em encontros do Grupo J de qualificação para o Europeu de 2024.

Nos dois primeiros encontros no agrupamento, Portugal somou outras tantas goleadas, na receção ao Liechtenstein (4-0), em 23 de março, e no Luxemburgo (6-0), no dia 26 do mesmo mês.

Na classificação, e após duas de 10 jornadas, o conjunto das ‘quinas’ lidera, já isolado, com seis pontos, contra quatro da Eslováquia, três da Bósnia-Herzegovina e da Islândia, um do Luxemburgo e nenhum do Liechtenstein.

Lista dos 26 convocados:

– Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), José Sá (Wolverhampton, Ing) e Rui Patrício (Roma, Ita).

– Defesas: Diogo Dalot (Manchester United, Ing), João Cancelo (Bayern Munique, Ale), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Manchester City, Ing), Danilo Pereira (Paris Saint-Germain, Fra), António Silva (Benfica), Toti Gomes (Wolverhampton, Ing), Gonçalo Inácio (Sporting), Raphaël Guerreiro (Borussia Dortmund, Ale) e Nélson Semedo (Wolverhampton, Ing).

– Médios: Palhinha (Fulham, Ing), Rúben Neves (Wolverhampton, Ing), Bernardo Silva (Manchester City, Ing), Bruno Fernandes (Manchester United, Ing), Otávio (FC Porto), Vitinha (Paris Saint-Germain, Fra) e Renato Sanches (Paris Saint-Germain, Fra).

– Avançados: Cristiano Ronaldo (Al Nassr, Ara), Gonçalo Ramos (Benfica), João Félix (Chelsea, Ing), Rafael Leão (AC Milan, Ita), Diogo Jota (Liverpool, Ing) e Ricardo Horta (Sporting de Braga).

Martínez destaca capacidade física e “diferentes valências” de Toti Gomes

O selecionador português, Roberto Martínez, destacou hoje as “capacidades físicas” e as “diferentes valências” de Toti Gomes, futebolista do Wolverhampton que é a grande surpresa da lista de convocados do técnico espanhol para o apuramento para o Euro2024.

“Tem diferentes valências, é diferente dos outros centrais. É um central físico, muito forte no duelo e canhoto. As suas exibições no Wolverhampton foram muito boas. Precisamos de jogadores com características diferentes””, afirmou Roberto Martínez, na Cidade do Futebol, em Oeiras, na conferência de imprensa de divulgação da lista de convocados para os jogos com Bósnia e Islândia, do Grupo J de qualificação para o Europeu.

O central de 24 anos está a cumprir a segunda época em Inglaterra e terminou a temporada com 20 jogos realizados e um golo marcado pelos ‘Wolves’ nas diferentes competições. Antes, Toti terminou a sua formação e iniciou carreira no Estoril, e seguiu depois para o Grasshoppers, da Suíça, já por empréstimo da equipa inglesa.

Toti é grande surpresa numa lista de 26 convocados que conta com os regressos de Nelson Semedo, Renato Sanches e Ricardo Horta e com a exclusão esperada do lateral esquerdo Nuno Mendes, devido a lesão.

“Vi o Semedo como um jogador que esteve bem durante seis meses. Cancelo será utilizado para a esquerda. É uma boa oportunidade. Temos muitas opções, como Buta ou Mário Rui, mas desta vez fizemos estas opções”, explicou o técnico espanhol.

Em fase de final de temporada, Martínez confessou que o estágio de junho das seleções é sempre complicado devido ao cansaço físico e mental dos jogadores, situação que levou o treinador de 49 anos a antecipar a divulgação da lista de convocados, de modo a preparar melhor essa situação.

“Em junho, é um estágio muito complicado. Com a convocatória mais cedo, estamos a dar condições aos jogadores para descansar para chegar com frescura mental ao estágio, mais do que frescura física. O estágio de junho é sempre delicado”, disse.

Portugal recebe a Bósnia-Herzegovina em 17 de junho, no Estádio da Luz, em Lisboa, às 19:45, e ruma à Islândia para defrontar a seleção local três dias depois, no Estádio Laugardalsvöllur, em Reiquiavique, às 19:45 (hora de Lisboa).

No arranque da qualificação, nos dois jogos que marcaram a estreia absoluta de Martínez no comando da seleção nacional, Portugal bateu o Liechtenstein, por 4-0, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e foi ao Luxemburgo golear por 6-0.

A equipa das ‘quinas’ lidera o Grupo J com seis pontos, seguida da Eslováquia, que tem quatro, e de Bósnia e Islândia, ambos com três. O Luxemburgo, com apenas um ponto, e o Liechtenstein, sem pontos, ocupam os últimos lugares.

Apenas os dois primeiros colocados do agrupamento se qualificam para a fase final do Euro2024.

PUB