A Câmara Municipal de Lagoa, através do Museu de Lagoa – Açores, vai realizar uma visita guiada e comentada sobre a história e património da vila de Água de Pau, no próximo domingo, dia 28 de maio, com início pelas 14h00.

O ponto de encontro para a visita será no Auditório Ferreira da Silva, na rua Professor João Ferreira da Silva, antiga rua da Carreira, de onde os participantes partirão para um percurso pedonal pelas ruas e património da vila de Água de Pau.

A atividade será gratuita, devendo, no entanto, os interessados realizar a sua inscrição, até ao dia 26 de maio, online, através do QR Code disponível no cartaz ou através do email museu@lagoa-acores.pt. Para mais informações contatar através do telefone 296 912 510.

A visita guiada contará com a participação dos comentadores convidados: Roberto Medeiros, ex-vereador da Câmara Municipal de Lagoa e autor de várias obras sobre a Vila de Água de Pau; Malvina Sousa, professora; Vânia Pimentel, engenheira da Câmara Municipal de Lagoa; e Coronel José Salgado Martins.

Desta forma, o Museu de Lagoa-Açores, através do Núcleo Museológico Mercearia Central-Casa Tradicional, irá realizar um passeio, num percurso de cerca de 2h30, que conduzirá os participantes a espaços públicos ao ar livre, espaços museológicos, edifícios com valor histórico e patrimonial e paisagens. Alguns dos espaços a visitar serão: o edifício da Junta de Freguesia de Água de Pau e jardim (construído no séc. XVIII pela família do último capitão-mor); o edifício da Casa de Povo (Casa do capitão-mor de Água de Pau, sendo a maior casa nobre desta vila); uma moagem; o Núcleo Museológico Mercearia Central/Casa Tradicional e a Casa das Lavadeiras e a Igreja de Nossa Senhora dos Anjos.

O objetivo desta ação é dar a conhecer o valor do património cultural da vila de Água de Pau, ao compasso da sua história, englobando uma multiplicidade de “lugares de memória” que giram em torno de elementos tão diversificados como ofícios tradicionais, património edificado, ou evocação de acontecimentos da história local como, por exemplo, os 338 anos de vila e sede do concelho de Água de Pau.

De referir que, esta visita contará com a colaboração da Associação Cultural Grupo Jovem Pauense, dos Urban Sketchers Açores, da Junta de Freguesia de Água de Pau, da Casa do Povo de Água de Pau, da Paróquia de Nossa Senhora dos Anjos e de Maria José Piques e família.

PUB