A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) promove, nos dias 25 e 26 de maio, o 2.º Encontro Regional de Bombeiros dos Açores, em Ponta Delgada.

Mais de 100 Bombeiros Profissionais das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários (AHBV) da Região Autónoma dos Açores vão participar na reunião magna para discutirem os problemas que afetam as suas corporações, nomeadamente o Estatuto Social, a revisão do sistema de financiamento das Associação Humanitárias de Bombeiros Voluntários (AHBV), a atribuição do subsídio de risco e a formação profissional.

No encontro serão também abordados o protocolo de cooperação assinado entre a Guarda Nacional Republicana e o Governo Regional dos Açores e a integração da ANBP no Conselho Regional de Bombeiros.

A sessão de abertura terá lugar às 9 horas no auditório da AHBV de Ponta Delgada.

No dia 26 de maio será realizada uma formatura de Bombeiros no quartel da AHBV de Ponta Delgada, seguida da sessão solene, às 15h30, que conta com a presença do Subsecretário Regional da Presidência, Pedro Chaves de Faria e Castro, em representação do presidente do Governo Regional, o presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro do Nascimento Cabral, entre outras entidades importantes do sector.

Na cerimónia solene, a ANBP vai entregar várias condecorações, das quais destacamos a atribuição das Medalhas de Serviços Distintos Grau Cobre ao Secretário Coordenador do Secretariado Regional da ANBP dos Açores, Evandro Teixeira; aos Dirigentes Regionais do Secretariado Regional dos Açores, Cláudio Sousa e José Feliciano; e aos Delegados, Luís Pedro e José Bernardo.

A Medalha de Serviços Distintos Grau Ouro vai ser atribuída ao Presidente da Direcção da AHBV de Ponta Delgada, João Paulo Medeiros.

A ANBP vai distinguir também o presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro do Nascimento Cabral, com o colar de mérito.

“Esta é a mais alta condecoração da ANBP e atribuída ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, pelo seu desempenho, valorização dos bombeiros e proteção civil e na grande preocupação com a segurança dos munícipes do concelho de Ponta Delgada. Esta sua preocupação e trabalho implementado, repercute-se diretamente em todo o país e nomeadamente na Região Autónoma dos Açores. É uma referência para a valorização dos bombeiros portugueses e para uma melhor salvaguarda da vida e haveres das populações.”

PUB