O Governo Regional dos Açores encomendou um estudo prévio de viabilidade da ampliação e remodelação da Aerogare Civil das Lajes, na ilha Terceira, por perto de 60 mil euros, revelou hoje o executivo.

“Face ao volume de tráfego de passageiros alcançado em 2022 e à expectativa de contínuo aumento de fluxos turísticos para a Terceira, a Aerogare Civil das Lajes deverá ter melhores condições de operacionalidade para servir os locais e quem nos visita”, afirmou o vice-presidente do executivo açoriano, Artur Lima, citado em nota de imprensa.

O contrato para a realização do estudo de viabilidade foi assinado com a empresa Bransolutions – Prestação de Serviços Lda., por 59.500 euros (mais IVA), tendo um prazo máximo de entrega de 180 dias.

Para o vice-presidente do Governo Regional, que tem a tutela da Aerogare Civil das Lajes, a ampliação da infraestrutura é “um projeto estruturante para a economia regional e para a ilha Terceira”.

“A ilha Terceira, dada a sua centralidade no arquipélago, é porta de entrada de milhares de turistas e de emigrantes, o que justifica um investimento robusto na sua infraestrutura aeroportuária”, salientou.

O executivo açoriano já tinha assinado em abril um contrato de aquisição de serviços para a elaboração do projeto de arquitetura e especialidades da requalificação da cobertura da Aerogare Civil das Lajes, por 24.390 euros (mais IVA).

Já em maio foi assinado um auto de consignação para a construção de uma nova porta de embarque na infraestrutura, por 104.453,54 euros (mais IVA).

O plano da região para 2023 prevê um investimento de 3,6 milhões de euros na Aerogare Civil das Lajes.

PUB