O FC Porto venceu hoje em casa do Famalicão por 4-2, na 33.ª e penúltima jornada da I Liga portuguesa de futebol, e colocou-se a um ponto do líder Benfica na véspera da visita dos benfiquistas ao Sporting.

Um ‘póquer’ do iraniano Taremi resolveu o jogo, com três desses tentos marcados de grande penalidade: o avançado portista chegou aos 21 golos, ao marcar aos sete, 10, 67 e 75 minutos, e é o máximo goleador da I Liga.

Depois de os ‘dragões’ chegarem rapidamente ao 2-0, com o primeiro ‘castigo máximo’ do dia e um golo de bola corrida, a resposta do Famalicão, que se apresentou a bom nível sobretudo no primeiro tempo, foi surgindo, primeiro pelo espanhol Iván Jaime, aos 33 minutos, e depois pelo argentino Colombatto, também de penálti, aos 44.

O 2-2 ‘ameaçava’ as pretensões dos ‘azuis e brancos’, mas dois lances para penálti permitiram a Taremi resolver a situação e manter a pressão ao Benfica: a formação orientada por Sérgio Conceição soma agora 82 pontos, menos um do que os líderes.

Por seu lado, o Famalicão somou o quarto jogo seguido sem vencer e é oitavo, com 43 pontos, já impossibilitado de chegar aos lugares de acesso às competições europeias.

Antes, o Sporting de Braga já tinha ‘entregado’ o segundo lugar do campeonato ao FC Porto, uma vez que os terceiros classificados empataram em casa do Boavista (1-1) e já não alcançarão os portistas, assim qualificados diretamente para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Os minhotos, que assim somam 75 pontos, pareciam encaminhar-se para a vitória na despedida dos ‘axadrezados’ dos jogos em casa, em dia de festa pelos 120 anos do clube, graças a um autogolo do internacional norte-americano Reggie Cannon, aos 59 minutos.

Antes, Yusupha já tinha visto um golo anulado para a equipa de Petit, que esteve nas bancadas do Bessa, suspenso, e os boavisteiros não desistiram, sendo mesmo o avançado da Gâmbia a fazer a diferença, aos 90+3.

O Braga não confirma desde logo a presença na terceira pré-eliminatória da ‘Champions’, mas entrega a entrada direta aos ‘azuis e brancos’ e deixa ‘sonhar’ o Sporting, que no domingo recebe o líder Benfica e está a cinco pontos, podendo ainda somar seis.

Os ‘axadrezados’, por seu lado, somaram o segundo jogo sem ganhar e subiram provisoriamente a nonos, com 41 pontos, estando já sem hipóteses de chegar à Europa mas tranquilos antes da despedida de 2022/23.

Quem confirmou hoje a presença nas competições europeias na próxima temporada foi o Arouca, que bateu em casa o Desportivo de Chaves graças a um golo solitário do guineense Morlaye Sylla, de penálti aos 63.

O tento permitiu aos arouquenses subirem provisoriamente ao quinto lugar, com 51 pontos, contra 50 do Vitória de Guimarães, que no domingo recebe o vizinho Gil Vicente, e garantirem desde já o acesso às pré-eliminatórias da Liga Conferência Europa em 2023/24.

Se a equipa de Armando Evangelista vai a caminho da Europa, os flavienses não se inscreveram nas competições europeias e somam 46 pontos, já não conseguindo mais do que o sétimo lugar que atualmente ocupam.

Em Ponta Delgada, nos Açores, foi um já despromovido Santa Clara que conseguiu o quinto triunfo da época, o segundo nos últimos três encontros, na receção ao Portimonense, que é 13.º com 34 pontos e já sabe que não desce.

Depois de o Marítimo ocupar, na sexta-feira, a posição de play-off de manutenção, relegando desde logo açorianos e o Paços de Ferreira para a II Liga, os insulares somaram três ‘inglórios’ pontos hoje graças a um tento solitário de Andrezinho.

No domingo, além do ‘dérbi eterno’, o Vitória de Guimarães procura recuperar o quinto lugar agora ocupado pelo Arouca, Casa Pia e Estoril Praia defrontam-se com manutenção assegurada, e o Paços de Ferreira, já despromovido, recebe o ‘tranquilo’ Rio Ave.