A deputada do PSD/Açores Vitória Pereira destacou aposta do Governo Regional no apoio ao arrendamento jovem, cujo programa de incentivos abriu as candidaturas até 31 de maio.

Segundo a parlamentar social-democrata, “o programa realiza-se pelo segundo ano consecutivo e vem dar resposta aos jovens casais, por força do atual mercado de arrendamento e para que possam suportar uma renda mensal compatível com os seus rendimentos”.

De acordo com Vitória Pereira, “esta medida destina-se exclusivamente a todos os jovens cuja idade não ultrapasse os 35 anos, com residência permanente na Região Autónoma dos Açores, há pelo menos três anos e que não sejam devedores ao fisco e à segurança social”.

A deputada do PSD/Açores esclarece ainda que “o apoio ao Arrendamento Jovem consiste na atribuição de uma subvenção mensal, não reembolsável, aos agregados familiares que reúnam as condições de acesso, pelo período de um ano, podendo ser renovado por igual período, até ao máximo de quatro renovações consecutivas”.

Desde o início do corrente ano, indicou Vitória Pereira, “foram admitidas 1.872 candidaturas ao abrigo do Programa de Incentivo ao Arrendamento, abrangendo 4.526 cidadãos, o que corresponde a um investimento mensal na ordem dos 274 mil euros, somando 3,3 milhões de euros durante o ano de 2023”.

“No ano de 2022, formalizaram-se 77 candidaturas, sendo admitidas 66, totalizando um apoio de 135 mil euros, representando os agregados jovens 43% do número total de candidaturas”, aponta.

Para a parlamentar social-democrata, os apoios em curso revelam que “o Governo da Coligação – PSD, CDS-PP e PPM – está ao lado dos jovens e das famílias açorianas, consciente que o acesso à habitação condigna é um direito que deve ser garantido a todos e ao alcance dos seus rendimentos”.

“A estratégia habitacional a que se propôs o Governo da Coligação através dos programas existentes e dos investimentos previstos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, é fundamental e de extrema importância para dar resposta aos jovens e a todas as famílias que procuram a primeira habitação”, finalizou Vitória Pereira.

PUB