A deputada do PSD/Açores Guilhermina Silva destacou hoje a “aposta do Governo Regional na maior oferta formativa dos últimos oito anos, nas Escolas Profissionais da Região”.

A parlamentar social-democrata salientou ainda “o investimento na nova oferta formativa para 2023/2024 nas 17 escolas profissionais da Região, com 44 novos cursos profissionais de nível IV, permitindo a abertura de 860 novas vagas”.

Guilhermina Silva saúda o Governo Regional “por estar atento às necessidades do mercado de trabalho a que se assiste atualmente, ao investir em mais de 20 áreas profissionais, desde a hotelaria, a restauração, saúde e contabilidade, entre outros”, cujas candidaturas estão a decorrer.

“Isto sem descurar as necessidades do tecido empresarial regional e local, assim como os interesses dos próprios jovens”, acrescentou.

Além disso, salientou “o esforço da parte da Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego junto das Escolas Profissionais para adequar a oferta aos jovens que estão a concluir o 9 º ano do ensino básico e decidam ingressar numa via profissionalizante com equivalência ao 12.º ano do ensino secundário e Certificação Profissional”.

A deputada congratula ainda a tutela “por desenvolver na sensibilização através da campanha ‘A Tua Primeira Escolha’ para atrair e incentivar os jovens para os novos cursos”, por via de ações desencadeadas nas redes sociais, numa lógica de complementaridade, entre junho e julho.

De acordo com a parlamentar social-democrata, a sensibilização consistirá “na valorização do ensino profissional, através de testemunhos de formandos e ex-formandos, transmitindo uma mensagem de sucesso daqueles que completaram a sua formação e tiveram saída profissional na sua área”.

Guilhermina Silva realçou igualmente “o empenho do Governo Regional em acautelar a sobreposição do ensino profissionalização no ensino regular, retirando a lógica concorrencial promovida pela antiga governação política e que muito penalizou as Escolas Profissionais”.

A deputada do PSD/Açores destaca também a criação do Centro de Qualificação dos Açores que “irá formar adultos e jovens, sem esquecer inclusivamente a população ativa e os desempregados, numa verdadeira aposta na qualificação profissional em toda a linha”.

“As próprias estatísticas divulgadas recentemente demonstram que o novo paradigma do Governo Regional está a surtir efeitos, com uma população ativa de 123.700 habitantes, o maior valor de sempre desde 2009”, concluiu a parlamentar social-democrata.