O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, salientou hoje a “excelência” da formação e a “qualidade” dos formandos Açorianos na área das comunicações e das novas tecnologias.

O líder do Executivo Açoriano falava aos jornalistas à margem do seminário “Os desafios da cibersegurança no contexto da emergência da Inteligência Artificial”, organizado no âmbito do ‘Open Day’ da empresa Jolera, na Escola de Novas Tecnologias dos Açores (ENTA), em Ponta Delgada.

Para José Manuel Bolieiro, os Açores apresentam uma vantagem enquanto “lugar de fixação e captação de talentos e serviços” na área das comunicações e das novas tecnologias.

“Se por um lado estamos, pela formação, a garantir a oferta de recursos humanos, também podemos tranquilizar os formandos do seu futuro de empregabilidade segura, porque temos investidores emprenhados em aproveitar esse talento e a qualificação adquirida nos Açores”, frisou.

José Manuel Bolieiro salientou a “importância dos parceiros de desenvolvimento” que “acreditam na Região”, no “potencial dos recursos humanos” e na “atratividade económica sob o ponto de vista fiscal e de incentivos ao investimento”.

“O desenvolvimento não se faz por uma presença ubíqua, castradora do investimento público à economia privada, ao impulso e à autonomia das pessoas e das instituições”, considerou.

A multinacional canadiana Jolera dedicada à cibersegurança abriu um centro de operações no Nonagon, na Lagoa, e tem o objetivo de chegar aos 100 colaboradores na Região.

PUB