O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse hoje à televisão italiana RAI que respeita o Papa Francisco, mas que a Ucrânia não precisa de mediadores, a propósito de relatos de um plano de paz secreto do Vaticano.

“Com todo o respeito por Sua Santidade, não precisamos de mediadores, precisamos de uma paz justa”, disse Zelensky numa edição especial do programa Porta a Porta, segundo a agência noticiosa ANSA.

O Papa Francisco e Zelensky estiveram hoje reunidos, no Vaticano, num encontro que durou cerca de 40 minutos, tendo discutido assuntos relacionados com “a situação humanitária e política na Ucrânia, causada pela atual guerra”, segundo um comunicado do Vaticano.

Papa defende urgência de gestos humanos em encontro com Zelensky

O Papa Francisco afirmou hoje ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no Vaticano, que há uma necessidade urgente de gestos humanos na Ucrânia devastada pela guerra.

Os temas da conversa entre o Papa Francisco e Zelensky, no encontro que durou cerca de 40 minutos, estiveram relacionados com “a situação humanitária e política na Ucrânia, causada pela atual guerra”, referiu o Vaticano em comunicado.

O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, disse que o Papa deu nota das suas “constantes orações” testemunhadas pelos “vários apelos públicos” que fez, ao “rezar ao Senhor pela paz desde fevereiro do ano passado”.

“Ambos [os líderes] concordaram na necessidade de prosseguir os esforços humanitários de apoio à população”, salientou.

PUB