O presidente do Governo dos Açores garantiu hoje que o executivo está a trabalhar em vários planos para construir “um caminho de sucesso educativo”, com políticas públicas que motivam os professores e projetos pedagógicos inovadores junto dos alunosí
O chefe do executivo açoriano de coligação PSD/CDS-PP/PPM falava em declarações aos jornalistas, após assistir a uma aula de pensamento computacional, na EB1/JI dos Flamengos, no concelho da Horta, na ilha do Faial.
José Manuel Bolieiro sublinhou que o executivo açoriano está a trabalhar para “o sucesso educativo” no ensino, recordando a aprovação por unanimidade na Assembleia Legislativa Regional, na quarta-feira, do novo Estatuto do Pessoal Docente da Educação Pré-escolar e dos Ensinos Básico e Secundário, fazendo justiça no desenvolvimento da carreira dos professores.
Relativamente ao sucesso educativos dos alunos, o presidente do Governo Regional salientou a implementação de projetos pedagógicos inovadores, como é o caso do pensamento computacional, que apela “à lógica e à dedução na aprendizagem” e cria “espírito de equipa e de partilha”.
“Estamos a desenvolver nas nossas escolas um pensamento computacional como um elemento muito importante, e cientificamente comprovado, para a capacitação da aprendizagem. E, desde logo, com isto também ter um exercício pedagógico para o sucesso educativo”, sublinhou José Manuel Bolieiro, destacando “o bom entusiasmo” que professores e alunos estão a demonstrar em relação ao projeto.
O projeto é de caráter facultativo e é implementado no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.
A implementação do pensamento computacional iniciou-se pelo 1.º ciclo e permite promover o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos, bem como o espírito crítico e a criatividade.
José Manuel Bolieiro acrescentou que a aposta logo no 1.º ciclo ajuda também a disponibilizar ferramentas essenciais junto dos alunos para “maiores exigências dos anos seguintes” no ensino.
Ainda de acordo com o presidente do Governo Regional, no primeiro ano de implementação (2021/2022) foi dada formação a todos os professores que aderiram ao projeto e foram criadas ferramentas para serem utilizadas com os alunos.
A partir do segundo ano de implementação (2022/2023), o projeto chegou às salas de aula, com os professores tutores a promoverem atividades lúdico-didáticas junto dos alunos para desenvolver o raciocínio lógico e dedutivo.
“Quero deixar em nome do Governo uma palavra aos professores pelo entusiasmo e pela capacidade da sua adaptação. E, também a confiança que, com este sistema, os nossos alunos estarão melhor preparados para, através do pensamento lógico terem mais capacidades de aprendizagem”, sustentou José Manuel Bolieiro.
Por isso, “o Governo tem uma politica estratégica para o sucesso educativo”, reforçou.
Após assistir à aula de pensamento computacional, na EB1/JI dos Flamengos, José Manuel Bolieiro assinalou ainda que “os alunos estão felizes” e os professores e a escola adaptados a um projeto inovador em termos pedagógicos que o executivo está a implementar “com entusiasmo”.
O pensamento computacional é a formulação de um problema e a chegada à sua resolução através de processadores de informação, sejam eles humanos, computadores ou mesmo uma combinação dos dois. Pode ser aplicado em vários campos do conhecimento, como a música, a gestão, a comunicação – não sendo exclusivo da programação ou da criação de jogos de computador.