Rui Martins, Deputado do CDS-PP/Açores ALRAA

O deputado Nuno Barata, sempre que alguém o contraria ou desmonta as suas verdades absolutas, insurge-se. Dispara para todo o lado, e projecta nos outros aquilo que será a sua prática política… daí ter respondido mandando outra pessoa assinar. O Grupo Parlamentar do CDS não veio salvar a pele de ninguém. A mim pessoalmente aborrece-me a ignorância de quem tem o dever de se informar e estudar os assuntos antes de se pronunciar.

Nuno Barata não é só um especialista em generalidades, é Deputado Regional, e isso traz-lhe uma responsabilidade acrescida. Lá está a velha frase “Jack of all trades, master of none”, ou no português “faz de tudo um pouco, mas não faz nada bem”.

Quando vem dizer que houve crianças de uma creche que foram distribuídas por várias escolas, desconhece o que é uma creche e o que é um Jardim de Infância. E depois chama ignorante a quem lhe aponta o erro.

Diz que os pais têm o direito de escolher… Isso é algo que eu pessoalmente também defendo. Agora, o direito de escolha, normalmente, paga-se. O Estado tem uma série de responsabilidades, e tem de as assumir. Dentro dessas responsabilidades, muitas delas, possibilitam o direito de escolha, outras, não.

No caso em apreço, as creches são uma responsabilidade social, os jardins de infância são uma responsabilidade educativa.

Ora, se é urgente abrir vagas em creche e se ao libertar as salas de jardim de infância se consegue acomodar as crianças abaixo dos 3 anos, porque é que não se faz isso? Por que motivo devemos privar os pais que necessitam de creches, dessas vagas?

O jardim de infância é uma obrigatoriedade do sistema educativo, as creches são uma resposta social. O operador privado, no caso, a Santa Casa de Santa Cruz da Graciosa, recebe mais por cada vaga de creche do que por cada vaga de JI até… E nada os impede de abrir vagas em JI, logo que queiram fazer eles o investimento e que os pais queiram suportar esses custos.

O investimento que foi feito na Santa Casa, está lá, ao dispor da creche. A verba que foi para a Graciosa a seguir foi para o CATL e não para a Santa Casa… e porque foi necessário fazer uma adaptação de espaços para esse fim.

Por outro lado, se há salas de aula vazias nas freguesias, por que motivo não as ocupamos com JI? Têm educadores na mesma, ninguém é votado ao abandono.

Depois, num texto que não é assinado por Nuno Barata, mas que comprova a cedência a interesses da militância, desdobra-se em números de vagas necessárias, olhando para respostas a requerimentos. Como se a necessidade de vagas fosse uma coisa estática. O número de crianças em lista de espera em Novembro é obrigatoriamente menor que o número de crianças em lista de espera em Maio. Ou deixaram de nascer crianças na Graciosa? Vão deixar de nascer?

Defender os Graciosenses não é ir à Graciosa dizer uma coisa e depois no Parlamento defender outra… Não se pode querer exigência na execução de fundos como o PRR e depois não querer que o GRA persiga esses objectivos. Quero ouvir o que irá dizer o Dep. Nuno Barata se as mais de mil vagas em creche que o Partido Socialista tinha inserido nos objectivos do PRR, não forem atingidas…

Os liberais dos Açores são os velhos políticos travestidos de novos liberais. Apanharam a boleia do que lhes dá mais jeito, independentemente das convicções ideológicas. O CDS até pode desaparecer, mas não é isso que muda as minhas convicções e os meus valores.

PUB