A imagem do Senhor Santo Cristo sai à rua nas festas que decorrem este fim de semana, em Ponta Delgada, nos Açores, com uma capa “oferecida pela Irmandade de Brampton”, adiantou hoje o reitor do Santuário.

As festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que têm por referência a imagem do “Ecce Homo”, realizam-se tendo por base o quinto domingo a seguir à Páscoa e atraem anualmente milhares de peregrinos até à ilha de São Miguel, oriundos das ilhas, do continente e das comunidades de emigrantes, nomeadamente Estados Unidos da América e Canadá.

O reitor do Santuário do Santo Cristo, cónego Adriano Borges, disse à agência Lusa que a capa que vai cobrir a imagem, na festa deste ano, “foi oferecida pela irmandade do Senhor Santo Cristo de Brampton, no Canadá”, criada há 18 anos.

Além das jóias que fazem parte do tesouro do Senhor Santo Cristo dos Milagres, a imagem possui “uma coleção de capas, que simbolizam o manto púrpura, com que os algozes cobriram os ombros ensanguentados de Cristo”, descreve o Santuário no seu ‘site’ oficial.

O cónego Adriano Borges explicou à Lusa que “são cerca de 40 as capas” que integram a coleção, na sequência de ofertas dos devotos, em cumprimento de promessas.

“Uma parte significativa das capas foram oferecidas por emigrantes”, assinalou ainda o reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

Todos os anos é sempre grande a expectativa em redor da capa escolhida para cobrir o ‘Ecce Homo’, oferecido às freiras Clarissas pelo papa Paulo III.

As capas são executadas em veludo ou damasco, forradas de cetim e são bordadas em alto-relevo e a ouro.

“Algumas destas capas estão ornamentadas com as jóias oferecidas ao Senhor. É frequente nelas figurarem os instrumentos da Paixão de Cristo e ainda motivos vegetais de simbolismo religioso, como as folhas de videira, os cachos de uva e as espigas de trigo”, descreve ainda o Santuário, no seu ‘site”.

As Festas do Santo Cristo retomam este ano os moldes habituais pré-pandemia, com a imagem a sair à rua na procissão de sábado, em redor do Campo de São Francisco, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

Na sexta-feira (dia 12) é inaugurada, pelas 21:00, a iluminação decorativa da fachada do Santuário do Santo Cristo, dia em que abre o bazar, pelas 21:30, junto à Igreja do Santuário.

O ponto alto dos festejos, que terminam no dia 18 (quinta-feira), é a procissão de domingo.

O programa integra também a procissão da mudança da imagem do Santo Cristo, que sai na tarde de sábado do Coro Baixo do Convento da Esperança para a igreja anexa, cumprindo um trajeto à volta do Campo de São Francisco, num cortejo onde participam anualmente milhares de devotos, alguns descalços e com molhos de círios (velas) às costas, no pagamento de promessas.

Antes da mudança da imagem, centenas de peregrinos percorrem, na manhã de sábado, de joelhos, o empedrado do Campo de São Francisco como forma de pagamento de promessas ao Santo Cristo.

O novo Bispo da Diocese de Angra, Armando Esteves Domingues, irá presidir, este ano, aos festejos religiosos.

O Governo dos Açores concede tolerância de ponto aos trabalhadores da Administração Pública Regional cujos serviços estão sediados na ilha de São Miguel, na segunda-feira das Festas, feriado municipal em Ponta Delgada.

Foi ainda concedida concedida tolerância de ponto aos trabalhadores da Administração Pública Regional dos Açores, cujos serviços de encontrem sediados no concelho de Ponta Delgada, no dia 18 de maio (último dia das festas).

PUB