Os novos radares meteorológicos dos Açores vão permitir “melhorar a precisão de fenómenos meteorológicos extremos”, permitindo à região estar “mais bem preparada” para enfrentar as alterações climáticas, foi hoje anunciado.

Em declarações à agência Lusa, Carlos Ramalho, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) no arquipélago, explicou que, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), vão ser instalados dois radares meteorológicos nos Açores, um em São Miguel e outro na ilha das Flores.

“Vai permitir determinar com uma melhor precisão fenómenos meteorológicos extremos associados principalmente à precipitação e à intensidade do vento”, afirmou, a propósito da apresentação, em Ponta Delgada, dos radares do Atlântico e da assinatura do auto de consignação do radar de São Miguel, no Pico Santos de Cima.

Carlos Ramalho afirmou que os radares vão garantir uma “maior precisão das previsões” meteorológicas, fazendo com que os Açores fiquem “mais bem preparados” para as alterações climáticas.

“Permite-nos conhecer melhor a nossa meteorologia e estarmos mais bem preparados para fenómenos severos. (…) Os fenómenos extremos, com as alterações climáticas, prevê-se que venham a ser mais frequentes”, destacou.

Os dois novos equipamentos (a instalação de cada um demora cerca de um ano) vão permitir que “todo o arquipélago fique coberto com informação de radar meteorológico”.

“Os radares vão permitir determinar alguns fenómenos de precipitação intensa e conhecer melhor os fenómenos meteorológicos específicos que ocorrem nas nossas ilhas”, reforçou.

O meteorologista explicou ainda que foram “estudadas várias zonas” para a instalação do radar meteorológico em São Miguel e que a opção recaiu sobre Pico Santos de Cima devido à capacidade para abranger o grupo oriental, São Miguel e Santa Maria.

“Foi escolhida a zona do Pico Santos de Cima porque é uma zona que apanha bem o que nós queremos, que é todo o grupo oriental. Também permite apanhar bem o que se passa nas proximidades do aeroporto de Ponta Delgada e de Santa Maria”, justificou.

A 05 de fevereiro de 2022, o então ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, prometeu que os dois radares meteorológicos a instalar nos Açores vão estar operacionais no último trimestre de 2023.

Os radares a instalar nos Açores “vão acompanhar a evolução da tecnologia e trazer a mais moderna que existe”, estando orçados em seis milhões de euros”, segundo disse na altura Serrão Santos.

No caso específico da instalação do radar meteorológico de São Miguel, este foi relocalizado do Pico da Barrosa para o Pico dos Santos de Cima, na zona das Sete Cidades, tendo o terreno sido cedido pela Câmara Municipal de Ponta Delgada.