Jogou-se este sábado, no pavilhão Sidónio Serpa, a 23ª jornada do Campeonato Nacional da 3ª Divisão Zona Sul B entre o HC Ponta Delgada e o HC Vasco Gama/AJLVAZ. Venceu o HC Vasco Gama/AJLVAZ por 6 – 5, com um empate a duas bolas ao intervalo.

O HC Ponta Delgada entrou para este jogo unicamente a pensar na vitória. No jogo da primeira volta (10ª jornada) empatou 5 – 5 no Continente num jogo muito equilibrado.

Nesta deslocação a Ponta Delgada, o Vasco da Gama veio com uma equipa muito reduzida, com dois jogadores Sub 19, e no banco com um jogador de campo e o guarda redes suplente. Não foi fácil o treinador do Vasco Gama Marco Costa fazer uma gestão dos seus atletas.

Foi o HC Ponta Delgada a equipa que entrou neste jogo a pressionar mais o adversário, tendo inaugurado o marcador aos 15:37 por Francisco Freitas. Não tinha passado um minuto ainda e num remate de sorte à baliza de Pedro Furtado do HC Ponta Delgada. Assim, o Vasco Gama fez a igualdade 1 – 1 aos 14:07 por intermédio de João Correia.

O jogo estava relançado e o HC Ponta Delgada teve a oportunidade de se adiantar no marcador, mas falhou um livre direto aos 7:28 por intermédio de Sandro Melo.

Quem não marca sofre e foi o Vasco Gama que marcou o 2 – 1 por intermédio de Iago Torres, aos 1:38. E numa boa transição do HC Ponta Delgada aos 1:21, Francisco Freitas empata o jogo a 2 – 2, resultado com que terminou a 1ª parte.

O intervalo fez bem aos micaelenses e ao minuto 24:24 de novo Francisco Freitas, aumenta o marcador para 3 – 2. Nesta 2ª parte o HC Ponta Delgada, fez rodar os guardas redes, saiu Pedro Furtado dando lugar a Rui Silva, dando assim minutos de jogo, já a pensar no campeonato Regional.

Os Continentais não baixaram os braços e aos 22:41 João Correia, empatou de novo jogo a 3 – 3 com um remate de longe, que Rui Silva não teve hipóteses de defender. Com este golo o Vasco Gama rodou mais a bola, organizou melhor o jogo e numa assistência de Henrique Pereira, Iago Torres faz o 4 – 3 aos 13:59. E foi mais uma vez Iago Torres com assistência desta vez de Guilherme Jesus, que aumentou o marcador para 5 – 3 aos 8:56 numa boa transição.

O Vasco da Gama teve ainda a oportunidade de aumentar o marcador na marcação de um livre direto que Alexandre Rosa não concretizou, por defesa de Rui Silva.

Não marcou de livre direto o Vasco da Gama e o HC Ponta Delgada reduziu o marcador 4 – 5 por Fábio Larsen aos 2:45. A grande reviravolta do marcador estava para vir nos trinta segundos finais do jogo.

Francisco Freitas do HC Ponta Delgada empata o jogo a 5 – 5 na marcação de uma grande penalidade, resultante de uma falta do GR do Vasco Gama sobre um adversário. Esta decisão foi muito contestada pelo treinador Marco Costa do Vasco Gama e que Rui Martins o árbitro do jogo, não teve dúvidas e ordenou a marcação do castigo máximo.

E quando ambos os conjuntos já pensavam no final do jogo, faltava cerca de poucos segundos para terminar o HC Vasco Gama, faz o 6 – 5 por intermédio João Correia, resultante de uma falta na pista adversária.

No banco técnico do HC Vasco Gama, a alegria foi grande com esta vitória em terras dos Açores, pois mantém o 5º lugar na classificação geral com 39 pontos em 21 jogos, que resultam de 12 vitórias, 3 empates e 6 derrotas, 92 GM e 80 GS.

O tempo de jogo na 1ª parte, teve uma duração de 38 minutos e na 2ª parte 43 minutos, com poucas faltas técnicas no seu todo.

O HC Ponta Delgada mesmo perdendo este jogo mantém o 8º lugar na classificação geral com 24 pontos, resultante de 7 vitórias, 3 empates, 11 derrotas, 72 GM e 106 GS.

Se tivesse de eleger o melhor em pista, não tinhas dúvidas, que o Francisco Freitas do HC Ponta Delgada é aquele atleta quem tem evoluído ao longo deste campeonato, dando sempre o seu melhor em cada minuto de jogo.

HC Ponta Delgada

GR Pedro Furtado, José Dias, Rodrigo Pimentel, Tiago Pimentel e Francisco Freitas, GR Rui Santos, Nelson Calisto, Pedro Machado, Fábio Larsen e Sandro Melo.

Treinador: Rui Silva

Marcadores do jogo: Francisco Freitas (4) e Fábio Larsen (1)

Disciplina: Cartão azul para Nelson Calisto (2:55 da 1ª parte)

HC Vasco Gama/ AJLVAZ

Rúben Cruz, Henrique Pereira, Alexandre Rosa, Guilherme Jesus, João Correia, Iago Torres e Pedro Pereira.

Treinador: Marco Costa

Marcadores do jogo: João Correia (3) e Tiago Torres (3)

Disciplina: Alexandre Rosa (2:48 da 1ª parte) e Guilherme Jesus (3:01 da 1ªparte) ambos com cartão azul.

Arbitragem de Rui Martins (árbitro de categoria B)

PUB