A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR) e o Comando Local da Policia Marítima de Vila do Porto (CLPM Vila do Porto), coordenou, ontem, o resgate médico de um tripulante masculino, de 23 anos, que se encontravam a bordo da embarcação de pesca “DAVID CARLOS”, com bandeira Portuguesa, que navegava a cerca de 20 milhas náuticas, o equivalente a 37 quilómetros, a sudoeste de Vila do Porto na ilha de Santa Maria e que apresentava fortes dores abdominais, há cerca de 2 dias.
Após avaliação, o CODU-MAR diagnosticou que o jovem tinha uma gastrite havendo a necessidade de resgate médico imediato.
O resgate foi efetuado pela embarcação “BISGA” do Comando local da Polícia Marítima de Vila do Porto que transportou o tripulante para o porto de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria que foi depois levado para a Unidade de Saúde local.

Na operação estiveram envolvidos o MRCC Delgada, o Comando local da Polícia Marítima de Vila do Porto, a embarcação “BISGA”, o CODU-MAR e uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil dos Açores.