Frederico Sousa, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lagoa

Hoje, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Frederico Sousa, participou na cerimónia de abertura do Curso “Medical Response to Major Incidents (MRMI)”, que se encontra a decorrer até ao dia 7 de maio, no Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel – Nonagon.

Na ocasião, Frederico Sousa reforçou novamente a ideia da necessidade da instalação de um posto avançado dos Bombeiros Voluntários no concelho de Lagoa, salientando que, a Câmara Municipal já se encontra a trabalhar continuamente para este propósito, tendo já reunido com diversas entidades, no sentido de conseguir para o concelho de Lagoa novas valências.

Assim, destacou, no âmbito do socorro náutico, que já encetou conversações com a Marinha para a possibilidade de ter um posto destacado no concelho de Lagoa e com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada e Lagoa, a possibilidade de ter duas ambulâncias em permanência na cidade de Lagoa e um centro de formação para os Bombeiros Voluntários.

Dada a localização geográfica do concelho de Lagoa com ligação direta a Ponta Delgada, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo, esta é uma situação que permitirá beneficiar a população lagoense, em particular as zonas mais distantes, nomeadamente Água de Pau e Ribeira Chã, mas também para os concelhos vizinhos, permitindo uma maior eficácia no socorro e transporte de emergência.

Na ocasião o Vice-Presidente, realçou ainda a necessidade de a Unidade de Saúde de Lagoa passar a Centro de Saúde, numa estreita colaboração com o Governo Regional, para que seja possível melhorar as condições de acesso da população lagoense aos diversos serviços de cuidados de saúde primários.

De lembrar que, a Lagoa é o concelho dos Açores com maior densidade populacional, com perspetiva de aumento da sua população, tanto residente como de quem visita o concelho, sem descurar a crescente procura das zonas balneares e restauração.

O MRMI trata-se de um curso, certificado pela European Society for Trauma & Emergency Surgery (ESTES), organizado pelo Governo dos Açores, de caráter prático que se baseia num modelo de simulação avançada interativa face a cenários de multi vítimas, treinando toda a cadeia de comando, cenário do acidente, triagem, corredores de evacuação, transportes e gestão dos serviços de saúde.

PUB