O PS/Açores acusou hoje o PSD de “recorrentes tentativas de intimidação”, recusando receber “lições de moral” dos social-democratas, que tentam “desviar as atenções face aos fracos resultados da governação de José Manuel Bolieiro”.

As afirmações dos socialistas surgem na sequência de uma conferência de imprensa dos social-democratas, realizada na terça-feira, em que o vice-presidente do PSD açoriano, Luís Maurício, disse que existe ainda “mais matéria a ser investigada” na gestão da SATA, lembrando que cabe ao Ministério Público analisar a existência de crimes, a propósito da auditoria do Tribunal de Contas (TdC) ao grupo.

Hoje, citado numa nota de impresa, Carlos Silva, do secretariado regional do PS/Açores, lamenta que mais uma vez “o PSD/Açores e os seus dirigentes estejam mais preocupados em atacar o Partido Socialista”, em vez de proporem “medidas e soluções” que ajudem as famílias e as empresas açorianas perante a crise inflacionista.

“O Partido Socialista dos Açores, apesar das recorrentes tentativas de intimidação, não deixará de fiscalizar a ação governativa, na defesa intransigente dos açorianos e do interesse regional, porque, ao contrário do PSD/Açores, não abdicamos dos nossos princípios e dos nossos valores para chegar ao poder”, garante Carlos Silva, citado na nota.

O socialista considera que em apenas dois anos e meio de governação o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) deixou um “lastro de destruição” e que “nem mesmo os mais recentes ataques da coligação ao Governo da República” do PS, no âmbito das verbas para os prejuízos provocados furacão Lorenzo, “ilibam José Manuel Bolieiro [presidente do executivo açoriano] de ter prescindido de cerca de 68 milhões de euros do financiamento para as obras de recuperação” dos danos do mau tempo.

Carlos Silva lamenta também a postura do vice-presidente do PSD/Açores, “um político experiente, que não resistiu a ser um mero cartilheiro de Duarte Freitas [secretário das Finanças], que esbanja milhares de euros em consultorias e auditorias para fazer propaganda contra o PS”.

O dirigente socialista recusa ainda que o seu partido receba “lições de moral” do PSD, liderado nos Açores por José Manuel Bolieiro, “que está a ser investigado por gestão danosa no processo de insolvência da empresa municipal Azores Parque”.

“Na ânsia de desviar as atenções face aos fracos resultados da governação de José Manuel Bolieiro”, o vice-presidente social-democrata optou por “mais um triste episódio da série de ficção” de “a culpa para todos os males da governação da direita é do PS”, acrescenta.

O socialista critica também José Manuel Bolieiro por continuar “sem assumir responsabilidades pela forma incompetente como tem gerido a região e o dinheiro público”.

“Esta gestão ruinosa das contas públicas tem como responsável máximo José Manuel Bolieiro, que continua sem se conseguir impor perante os seus parceiros da coligação”, salienta Carlos Silva.

Na terça-feira, na conferência de imprensa para apresentar as conclusões da reunião da comissão política regional do PSD/Açores, Luís Maurício considerou que, em relação à transportadora aérea açoriana “a negligência e a irresponsabilidade” do PS quando liderou o Governo dos Açores “ultrapassaram todos os limites”.

Segundo o relatório da auditoria do TdC, divulgado na quarta-feira, entre 2013 e 2019, o grupo SATA “acumulou prejuízos na ordem dos 260 milhões de euros, dos quais 233,4 milhões de euros (90%) foram gerados pela Sata Internacional – Azores Airlines”.