O PSD/Açores criticou hoje o BE por estar a fazer o “jogo dos centralistas”, em vez de “reclamar da República as verbas que são devidas à região” para a reconstrução do porto das Lajes das Flores.

“O BE/Açores, em vez de reclamar da República as verbas que são devidas à região para a reconstrução do porto das Lajes das Flores, destruído pelo furacão Lorenzo e pela tempestade Efrain, prefere fazer o jogo dos centralistas, lesando as famílias e empresas florentinas”, considerou o deputado social-democrata açoriano Ricardo Vieira, citado num comunicado de imprensa.

Na quinta-feira, o deputado e líder do BE/Açores, António Lima, manifestou-se preocupado por “ter ouvido o secretário regional das Finanças, Duarte Freitas, a colocar como primeira hipótese, no que diz respeito às verbas da República relativas aos danos do furacão ‘Lorenzo’, a suspensão de obras, caso essas demorem a chegar”.

O deputado do PSD/Açores considera “condenável que o Bloco de Esquerda se tenha juntado ao PS para tentar estrangular financeiramente a Região Autónoma dos Açores, faltando à verdade e sendo cúmplice do calote do Governo da República para com a região”.

Ricardo Vieira lamentou que o BE “minta descaradamente” quanto ao processo das obras de recuperação do Porto das Lajes das Flores, “colocando na boca do secretário Regional das Finanças palavras que este nunca proferiu”.

“O secretário Regional das Finanças foi muito claro na Comissão de Economia: ‘Não vamos falhar com os florentinos, não vamos deixar as obras pararem. Naquilo que o Governo da República está falhando na região, está a ser a região, através da Portos dos Açores, a cumprir perante os florentinos’. Ou seja, o coordenador do BE mentiu deliberadamente”, disse.

O deputado do PSD/Açores, eleito pela ilha das Flores, sustentou que o Governo dos Açores “se tem empenhado na resolução do problema, avançando com as obras, mesmo sem a garantia de que irá receber as verbas prometidas pelo Governo da República” e “assumindo todos os encargos inerentes, para que nada falte aos florentinos”.

Para o deputado social-democrata, a postura dos dirigentes do BE/Açores é reveladora de “total desrespeito para com a ilha das Flores, tentando enganar intencionalmente os florentinos e fazendo o jogo dos centralistas só para criticar o Governo Regional”.

Na nota divulgada, o PSD/Açores recorda que, até 31 de dezembro de 2022, “o valor faturado pela empresa pública Portos dos Açores ascendia já a 76,1 milhões de euros”, mas “o Governo da República apenas transferiu 29 milhões de euros” e fica “em falta cerca de 39 milhões relativos a obras já executadas e pagas”.

Em outubro de 2019, o furacão ‘Lorenzo’ destruiu o molhe do porto das Flores, o único porto comercial da ilha, que voltou a ser afetado em dezembro de 2022, devido à passagem da tempestade ‘Efrain’.

A 22 de abril o Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) adjudicou a empreitada de reforço do porto das Lajes das Flores, num investimento superior a 6,1 milhões de euros.

PUB