O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, apelou hoje à nova geração de jornalistas açorianos para que não se deixem “condicionar no pensamento”, um bem que considera ser essencial ao futuro da democracia.

“Não há democracia sem bom jornalismo. Tal como não há bom jornalismo sem liberdade de pensamento e de ação”, afirmou o Presidente da Assembleia Legislativa no discurso proferido na inauguração das exposições “Mário Mesquita: o jornalista, o político, o professor” e “Como foi há 40 anos 1.º Encontro de jornalistas açorianos”, que teve lugar no Arquipélago – Centro
de Artes Contemporâneas, na cidade da Ribeira Grande, no âmbito da realização do I Congresso dos Jornalistas dos Açores.

Na ocasião, o Presidente Luís Garcia sublinhou o papel determinante do jornalismo na manutenção da democracia e na criação da própria Autonomia Regional, pela forma como deu a conhecer “a realidade das ilhas vizinhas” a todos os açorianos, incutindo o “regime de pensamento livre” e abertura de mentalidades às populações.

Reconhecendo as dificuldades económicas e tecnológicas que condicionam atualmente a liberdade jornalística, o Presidente do Parlamento açoriano entendeu a necessidade urgente de uma discussão pública sobre o estado do jornalismo nos Açores, temas acarinhados pelo homenageado da noite, o jornalista, político e escritor Mário Mesquita.

“Seria impensável, para a sua forma de estar, passar quatro décadas sem debater na praça pública o estado do jornalismo nos Açores”, afirmou o Presidente da Assembleia Legislativa salientando a importância de trazer a debate as mudanças estruturais da sociedade e da própria comunicação social.

Recordando o trabalho e a influência do “homem de muitos ofícios” que foi Mário Mesquita em “sucessivas gerações de jovens jornalistas”, o Presidente da Assembleia lembrou também as diversas homenagens que recebeu, entre as quais a atribuição da Insígnia Autonómica de Reconhecimento, pela Região Autónoma dos Açores, em 2012.

O I Congresso dos Jornalistas dos Açores realiza-se de 29 a 30 de abril, na Aula Magna da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada.