A Presidência do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades e em parceria com a Antena 1 Açores, estreia o podcast “Azores Today”, nesta quinta-feira, 27 de abril, especialmente destinado às comunidades de emigrantes açorianos nos Estados Unidos da América, Canadá e Bermuda, mais especificamente aos seus jovens açordescendentes.

Este programa pretende dar a conhecer os Açores contemporâneos, algumas das suas instituições e os seus grandes eventos, e, com isso, despertar o interesse das novas gerações para o que acontece no panorama artístico, cultural, desportivo, tecnológico e educacional na Região.

Gravado em inglês, sob a forma de entrevista, o podcast convida os responsáveis de alguns dos eventos mais representativos do calendário açoriano.

Conduzido pela jornalista Lena Goulart, responsável pela área de programas da Antena 1 Açores, o “Azores Today” é disponibilizado no canal da Direção Regional das Comunidades na plataforma Spotify.

O “Azores Today” é uma série mensal de 12 episódios que vai para o ar nas últimas quintas-feiras de cada mês, estando o primeiro episódio agendado para o dia 27 de abril, com a presença de Terry Costa, diretor artístico do festival The Fringe.

Nos meses seguintes estão previstas as participações de Jesse James, diretor artístico do festival Walk & Talk e do Fabric Fall River Arts Festival; José Amaral, diretor artístico do Santa Maria Blues; Luís Banrezes, diretor artístico do festival Tremor; Cesário Pereira, presidente do COFIT Folk Azores; Susana Mira Leal, Reitora da Universidade dos Açores; José Ribeiro Pinto, diretor artístico do festival Angra Jazz; João Mourão, diretor do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas; Rui Moniz, presidente do Azores Rallye; Teresa Ferreira, Presidente do Conselho de Administração da Nonagon; e Duarte Pimentel, diretor executivo do Terinov.

O podcast “Azores Today” é mais uma iniciativa promovida pelo Governo dos Açores no âmbito da sua política de aproximação entre as nove ilhas do arquipélago e a diáspora açoriana da América do Norte, desta feita dirigida às gerações mais jovens das nossas comunidades.