O deputado do Chega/Açores questionou hoje o Governo Regional sobre quantos cuidadores informais existem na região e quantos pediram o referido estatuto, bem como qual o valor mensal que lhes é pago.

Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa Regional, o deputado José Pacheco questiona o executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) sobre qual o montante total dos pagamentos efetuados aos cuidadores informais desde 2021 até ao momento, pretendendo ainda apurar por que motivo “foi reduzida a média mensal de pagamentos em 2022”.

Citado em nota de imprensa, o parlamentar, que declara que “os apoios financeiros concedidos aos cuidadores informais são uma fonte de rendimento muito importante para estes cuidadores”, questiona o Governo Regional se está previsto algum aumento dos apoios financeiros.

José Pacheco, na sequência de declarações da diretora Regional para a Promoção da Igualdade e Inclusão Social, Sandra Garcia, questiona se está prevista uma revisão do Regime Jurídico de Apoio ao Cuidador Informal da Região Autónoma dos Açores, e para quando.

De acordo com o também líder regional do Chega/Açores, “os apoios que estes cuidadores recebem, por abdicar da sua vida pessoal e profissional para estarem 24 sobre 24 horas com quem precisa de cuidados permanente, são uma fonte de rendimento importante para estas famílias”.

José Pacheco considera que “é importante saber se os apoios financeiros a que têm direito estão a chegar e se são suficientes para quem se dedica a cuidar dos outros”.

PUB