Falta cerca de um mês para a realização do Além Mar Rali, organização do Grupo Desportivo Comercial que é a terceira ronda do Campeonato dos Açores de Ralis e etapa final do Troféu de Ralis de Terra dos Açores. A prova estará na estrada nos dias 26 e 27 de maio e volta a estar centralizada na Lagoa, ilha de São Miguel. O centro operacional do evento e o parque de assistências passarão em 2023 para as instalações da Auto Central naquele concelho.

O regulamento do rali, cujas inscrições estão já abertas, já foi aprovado e publicado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e prevê que o programa desportivo se inicie com as verificações administrativas e técnicas iniciais ao começo da tarde de sexta-feira, 26 de maio. Ainda nesse dia têm lugar uma sessão de autógrafos e os reconhecimentos de Lagoa Stage, super-especial que lança a competição nessa mesma noite.

No sábado, 27 de maio, são disputadas seis provas especiais, dupla passagem por Lagoa de São Brás, Coroa da Mata e Mediana, o que garante à prova um total de 212,74 km, 71,72 dos quais em percurso seletivo. Para além das assistências no começo e final do dia, será realizado um reagrupamento e parque de assistência a meio do dia. A festa de consagração dos concorrentes terá lugar no pódio às 17:00 no Largo Nossa Senhora da Graça.