A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, inaugurou, esta segunda-feira, o percurso pedestre “Passadiços da Agualva – Na Rota da História”, na Praia da Vitória, ilha Terceira, projeto vencedor no âmbito do Orçamento Participativo da Região Autónoma dos Açores 2019.

Para a Secretária Regional do Turismo, os percursos pedestres dos Açores são icónicos e as suas paisagens constituem uma parte significativa da identidade das nove ilhas. São uma excelente forma de explorar as ilhas aprofundadamente e de experienciar um contacto mais direto com a natureza.

“Os Açores são o destino perfeito para experienciar durante todo o ano e em todas as ilhas, uma vez que oferecem natureza, aventura, e uma história riquíssima, aliada a um património edificado muito diversificado. Toda esta alavanca contribui para a sustentabilidade económica e a sustentabilidade social que a nossa Região precisa”, sublinhou.

Berta Cabral fez questão de recordar que o novo PEMTA (Plano Estratégico de Marketing do Turismo dos Açores 2030) surgiu precisamente da necessidade de salvaguardar “a dimensão cultural, histórica e ambiental, além dos produtos diferenciados de cada uma das nove ilhas na promoção do destino Açores”.

E prosseguiu: “Os Açores, nunca é demais referir, são um destino sustentável a nível económico, ambiental e social. Os Açores são um destino de natureza”.

“Os Açores já têm condições para ter turismo o ano todo e em todas as ilhas, mas pretendemos, com o novo PEMTA, consolidar o nosso destino, que é reconhecido e premiado a nível nacional e internacional”, acentuou Berta Cabral, para quem o arquipélago tem “produtos diferenciados, todos relacionados com a natureza, com iniciativas ao ar livre, que desabrocharam no pós-pandemia”.

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas reforçou que os Açores não podem vender aquilo que não têm nem o que não são: “temos de vender a nossa natureza exuberante, capaz de proporcionar experiências extraordinárias e singulares e que surgem porque as nossas pessoas fazem com que isso seja possível”.

“O Turismo só é bom quando é bom para quem nos visita e para quem é visitado. Esta articulação e esta harmonização entre residentes e visitantes é fundamental e determinante. É necessário criar valor em todas as ilhas, afirmando em cada uma delas aquilo que é diferente e aquilo que as singulariza”, prosseguiu.

O Orçamento Participativo da Região Autónoma dos Açores é um compromisso do Governo Regional dos Açores, implementado através da Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, com o objetivo de envolver os cidadãos no processo de decisão política, decisivo para uma Autonomia consolidada e de futuro.