A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, presidiu, este sábado, à inauguração do Percurso Pedestre PRC05GRA “Subida ao Cume”, na ilha Graciosa, iniciativa integrada no Festival Reservas da Biosfera, que decorre em todo o país.

Na ocasião, Berta Cabral fez questão de sublinhar que o setor do turismo ainda tem um enorme potencial de crescimento em cada uma das nove ilhas dos Açores e que “esse crescimento está intimamente relacionado com a natureza ímpar e singular dos Açores, tal como está bem patente no Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo dos Açores (PEMTA) 2023-2030”.

A natureza está sempre associada à valorização da ruralidade e aos percursos pedestres que, segundo a governante, “são caminhos que não servem só para ser percorridos”.

“São percursos que marcam a nossa identidade e valorizam o nosso património esquecido”, declarou.

O desenvolvimento futuro do turismo nos Açores está ancorado em quatro objetivos estratégicos fundamentais – a sustentabilidade, a mitigação da sazonalidade e distribuição de fluxos turísticos, a qualificação da oferta e o incremento da notoriedade – algo que a oferta de pedestrianismo e o desenvolvimento rural podem potenciar.

“Temos condições de excelência para ter turismo em todas as ilhas, todo o ano. Temos que vender a natureza exuberante dos Açores, capaz de proporcionar experiências extraordinárias e singulares e que surgem porque as nossas pessoas fazem com que isso seja possível”, acentuou a governante.

“Ainda esta semana presenciámos ao lançamento de uma prova de ‘trail run’, que recorre precisamente a estes trilhos e a estes recursos que criamos para valorizar o território e diversificar o produto turístico”, disse ainda.

Berta Cabral sustenta que os Açores são um destino turístico recente, mas já reconhecido e premiado a nível nacional e internacional, afirmando-se de forma muito consistente e sempre ancorado no princípio da sustentabilidade.

“Os Açores casam perfeitamente com natureza, com aventura, com preservação de recursos naturais, com sustentabilidade ambiental. E toda esta alavanca proporciona depois a sustentabilidade económica e a sustentabilidade social que a nossa Região precisa”, sublinhou.

A Secretária Regional aproveitou a oportunidade para anunciar aos presentes, na cerimónia de inauguração deste novo percurso pedestre “Subida ao Cume”, que o próximo Azores TrailsFest, organizado pela Direção Regional de Turismo, será realizado na ilha da Graciosa, em outubro.

“O Turismo só é bom quando é bom para quem nos visita e para quem é visitado. Esta articulação e esta harmonização entre residentes e visitantes é fundamental e determinante. É necessário criar valor em todas as ilhas, afirmando em cada uma delas aquilo que é diferente e aquilo que as singulariza”, finalizou.

PUB