O FC Porto sofreu para vencer hoje, por 2-0, em casa do aflito Paços de Ferreira, reduzido a 10 antes do intervalo, colocando-se, provisoriamente, a somente um ponto do líder Benfica à 29.ª jornada da Liga de futebol.

Numa deslocação tradicionalmente difícil para o campeão nacional, o desafio começou a ser desbloqueado por Taremi, na conversão de um penálti, aos 66 minutos, o seu 15.º golo no campeonato, com a tranquilidade a chegar aos 83, após tento do recém-entrado Toni Martínez, que só teve de empurrar uma assistência de Namaso.

O Paços de Ferreira, que no primeiro tempo não permitiu grandes oportunidades de golo, jogou toda a segunda parte reduzido a 10 elementos, uma vez que o médio escocês Jordan Holsgrove foi admoestado com dois cartões amarelos no espaço de um minuto, o primeiro aos 45+2.

O FC Porto, que na última ronda venceu, com dificuldade, o lanterna-vermelha Santa Clara, por 2-1, pressiona assim o líder Benfica, que perdeu os dois últimos encontros (com FC Porto na Luz e em Chaves), vendo a sua vantagem encurtada de 10 para quatro pontos em somente duas rondas.

O Benfica, que esta semana foi afastado da Liga dos Campeões, apesar do empate 3-3 em Milão frente ao Inter, está há quatro partidas sem ganhar, contabilizando ambas as competições.

O Paços de Ferreira, que sofreu a terceira derrota consecutiva e há cinco partidas que não soma os três pontos, é penúltimo, com 17 pontos, a cinco do Marítimo, que está em lugar de acesso ao play-off de manutenção.

Em Famalicão, o aflito Marítimo esteve a liderar por 2-0, contudo consentiu a reviravolta, consumada com golo de Pablo, aos 90+8.

Os madeirenses adiantaram-se aos 18 minutos, por Riascos, e fizeram o segundo dos 39, por André Vidigal, contudo, no segundo tempo não conseguiram suster a reação dos famalicenses, que conseguiram o terceiro triunfo consecutivo.

Jhonder Cádis, aos 64 minutos, Ivo Rodrigues, cinco minutos depois, agora de penálti, igualaram, com a reviravolta a ficar consumada ao oitavo minuto de descontos.

O Famalicão ascendeu, provisoriamente, ao sexto posto, com 42 pontos, a três do quinto, o Arouca, que domingo recebe o Vizela, enquanto o Marítimo falhou a oportunidade de igualar o Estoril no 15.º posto, mantendo-se no 16.º lugar, com 22 pontos, menos três do que os ‘canarinhos’.

Na Invicta, o Boavista impôs-se ao Rio Ave por 3-2, ultrapassando na classificação o adversário, que não ganha há quatro jogos, ascendendo ao 10.º lugar, com 37 pontos, mais dois do que o adversário, que é 12.º.

Yusupha, aos nove minutos, Bruno Lourenço, aos 12, e Ricardo Mangas, aos 35, marcaram os tentos ‘axadrezados’, enquanto Hernâni, aos 15, e Boateng, aos 85, fizeram os dos forasteiros, reduzidos a 10 elementos a partir dos 62 minutos, devido a expulsão de Leonardo Ruiz.

PUB