A empresa pública açoriana Portos dos Açores (PA) registou um resultado líquido positivo de 956 mil euros, em 2022, tendo o volume de negócios sido de cerca de 25 milhões de euros, foi hoje anunciado.

De acordo com a PA, trata-se de uma “marca inédita, que demonstra e confirma uma trajetória de melhoria significativa do desempenho económico da empresa encetada nos últimos anos”.

“A Portos dos Açores, S.A. já havia antecipado, em comunicado datado de 06 de janeiro, a perspetiva de atingir, pelo segundo ano consecutivo, os melhores resultados operacionais e financeiros de sempre, confirmando e superando, agora, essas previsões”, refere-se em comunicado.

O volume de negócios da empresa “vem demonstrando uma tendência de crescimento desde 2020”, tendo atingindo “uma marca histórica superior a 25 milhões de euros, que proporcionou o melhor EBIDTA (resultado antes de depreciações, gastos de financiamento e impostos), de 7,7 milhões de euros, e os melhores resultados operacionais de sempre (2,6 milhões de euros)”.

De acordo com a empresa, estes registos “têm o particular mérito de terem sido construídos por via do aumento da atividade operacional nos vários portos dos Açores e não por via de aumentos de tarifários”.

Em 2022, a PA assegurou o funcionamento do “maior número de sempre de gares, equipamentos, viaturas e embarcações ao dispor da empresa e dos seus parceiros/clientes”.

“Registou, ainda, o maior número de escalas, estadias, tonelagem bruta em navios e o maior volume total de mercadorias transacionadas da história da empresa, bem como um valor recorde de escalas de navios de cruzeiro”, adianta-se.

Segundo a PA, a “evidência de resultados líquidos positivos pela primeira vez na história confirma a alteração de paradigma instituída pela administração da empresa desde junho de 2021”.

“Este novo modelo de gestão procura garantir a sustentabilidade da empresa, invertendo a evolução passada que redundou num quadro financeiro de dívida insustentável, consequência de anteriores gestões, conforme resultados públicos da auditoria externa realizado em setembro de 2021”, refere a empresa.

PUB