O Gabinete de Orientação Vocacional e Profissional (GOVP) vai promover, a partir de maio, ações de sensibilização dos jovens que estão a terminar o seu ciclo de formação nas Escolas Profissionais da Região para a construção de percursos profissionais de sucesso, adiantou esta terça-feira, na Horta, a Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego.

Segundo Maria João Carreiro, “estas ações visam incentivar os jovens formandos para as oportunidades no mercado de trabalho, isto é, para as ofertas de emprego que existem na Região, numa perspetiva da valorização dos cursos e áreas profissionais em que se formaram e que, seguramente, constituem uma mais-valia para as empresas e o tecido empresarial”.

“O objetivo destas ações é mostrar as oportunidades no mercado de trabalho e desenvolver uma atitude motivacional para a procura ativa de emprego, no caso dos jovens que decidam não continuar os estudos, associada à sua própria valorização enquanto profissionais”, explicou.

A titular da pasta da Qualificação Profissional e Empregou sublinhou que “esta iniciativa traduz uma ação proativa e preventiva por parte do GOVP, precisamente para evitar que os formandos possam, por algum motivo, sentir-se desmotivados ou desencorajados para o planeamento das suas carreiras profissionais, seja integrando o mercado de trabalho, seja prosseguindo estudos”.

“Através destas ações estamos a promover uma intervenção preventiva para que os jovens que estão a concluir o seu ciclo de formação não abandonem os seus projetos profissionais”, disse.

O GOVP é um projeto criado pela Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através da Direção Regional da Qualificação Profissional e Emprego, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, e implementado no último trimestre do ano passado.

O GOVP integra uma equipa multidisciplinar que procura promover e agilizar uma resposta personalizada para a resolução de um problema individual de emprego, numa tentativa de acompanhamento da pessoa desempregada até à sua (re)integração no mercado de trabalho.

Uma das principais atividades do GOVP é a realização de Planos Pessoais de Emprego (PPE), uma etapa em que se congrega simultaneamente o balanço de competências, a orientação vocacional e profissional, assim como a gestão de carreiras dos desempregados, sejam jovens que não estudam, não trabalham, nem frequentam formação (jovens NEET), desempregados de longa duração e desempregados com vulnerabilidades sociais.

Além disso, o GOVP assume uma natureza móvel, isto é, promove uma ação descentralizada, tendo já desenvolvido iniciativas em diferentes freguesias, concelhos e ilhas da Região.

Entre as ações levadas a cabo pelo GOVP estão, além dos PPE, sessões motivacionais, sessões de acolhimento/esclarecimento sobre “direitos e deveres”, sessões de “técnicas de procura de emprego”, sessões com entidades parceiras, o clube das competências e workshops.

A rede de parceiros do GOVP inclui mais de uma dezena de entidades públicas e privadas, entre as quais a ANAFRE e Instituições Particulares de Solidariedade Social.

PUB