A Assembleia Legislativa dos Açores aprovou hoje uma iniciativa apresentada por todas por todas as forças políticas para elevar a freguesia de São Mateus da Calheta, na ilha Terceira, à categoria de vila.

O projeto de decreto legislativo regional, da autoria de PSD, PS, CDS-PP, PPM, BE, Chega, IL, PAN e deputado independente Carlos Furtado (ex-Chega), foi aprovado por unanimidade durante a sessão plenária que está a decorrer na Horta, ilha do Faial.

Na apresentação do diploma, o deputado do PSD Paulo Gomes, também presidente da junta de freguesia de São Mateus da Calheta, lembrou que aquela era uma “pretensão há muito reivindicada” pela população.

O social-democrata evocou a “riqueza histórica” e cultural de São Mateus, cuja “antiguidade histórica se materializou numa identidade coletiva particular”.

O deputado do PS, Francisco Coelho, antigo presidente do parlamento açoriano, considerou que a elevação a vila não é “apenas um título honorífico, mas sim uma classificação que faz jus à história e à realidade” de São Mateus.

O deputado do Chega, José Pacheco, felicitou a população daquele território, enquanto a parlamentar do BE, Vera Pires, lembrou a petição dirigida à Assembleia Regional que defendia a elevação a vila.

Pedro Pinto, CDS-PP, realçou o “património histórico” e as “inúmeras coletividades culturais e desportivas” em São Mateus, tendo o deputado do PPM, Gustavo Alves, salientado que a população da nova vila açoriana “tem estado em crescendo” nos últimos anos.

O liberal Nuno Barata vincou a “importância de São Mateus” na atividade piscatória dos Açores, enquanto o independente Carlos Furtado considerou a elevação a vila como um “reconhecimento justo”.

A 09 de Janeiro, o PSD/Açores entregou no parlamento uma proposta para elevar São Mateus da Calheta, na ilha Terceira, à categoria de vila, iniciativa legislativa “subscrita por todos” os grupos e representações parlamentares.

Localizado em Angra do Heroísmo, São Mateus da Calheta tem cerca de 3.789 habitantes, sendo uma das mais importantes zonas piscatórias da região.

PUB