O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, considera que esta segunda-feira se fez “justiça” para com todos os envolvidos no combate à pandemia da Covid-19 na Região, reconhecendo o seu trabalho e dedicação com a inauguração de um monumento edificado no jardim da sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na cidade da Horta.

“Com a inauguração deste monumento, perpetuamos no tempo a memória do trabalho incansável de tantos, e tantos, homens e mulheres, profissionais ou voluntários, das mais variadas áreas e sectores da sociedade açoriana”, afirmou o Presidente Luís Garcia, considerando este o “modelo mais adequado” para perpetuar no tempo a gratidão “por tudo o que fizeram em prol dos açorianos e da nossa Região durante a pandemia”.

Na sua intervenção, o Presidente da Assembleia sublinhou que esta homenagem pretende ser “inclusiva e abrangente”, sem esquecer ninguém. “É verdade que ao longo de todo este período de pandemia uns tiveram mais trabalho do que outros, alguns assumiram mais responsabilidades ou correram até mais riscos. Mas o sucesso global deste longo e exaustivo processo exigiu um trabalho desenvolvido em rede, com uma verdadeira cooperação entre todos”, acrescentou.

O Presidente da ALRAA assumiu a gratidão da Região para com todos, “desde os profissionais de saúde aos Bombeiros e Proteção Civil, passando pelos diversos serviços de apoio social e Instituições Particulares de Solidariedade Social, pelas Forças Armadas e de Segurança, pelos empresários e trabalhadores dos mais diversos setores, públicos ou privados, sem esquecer todos os autarcas, governantes e deputados que estiveram em funções durante a pandemia”, e sem deixar de lado até aqueles “cujo trabalho desconhecemos, mas que estiveram lá para ajudar quem deles precisou, fosse um vizinho, um familiar, um amigo, ou um simples desconhecido”.

Durante a sua intervenção, o Presidente Luís Garcia deixou também uma palavra aos açorianos “que tiveram, na sua esmagadora maioria, um elevado espírito cívico, cumprindo e respeitando as determinações das autoridades de saúde” e invocou “a memória dos cerca de 120 açorianos que faleceram vítimas desta doença”, cumprindo um minuto de silêncio e enviando uma palavra de solidariedade às suas famílias, em nome da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

O Monumento, da autoria de Rui Fontes, escultor residente na ilha do Pico há vários anos, retrata a esperança da humanidade para superar a crise pandémica, representando uma homenagem ao sacrifício e resiliência de todos os envolvidos na luta contra a Covid-19, conforme compromisso assumido pelo Presidente da Assembleia Legislativa no último dia da Região, celebrado na Lagoa, ilha de São Miguel.

A cerimónia de inauguração contou também com participação do escultor, que fez uma pequena apresentação da sua obra aos convidados e demais público presente, entre os quais membros do Governo Regional dos Açores, Deputados à Assembleia Legislativa, representantes de diversas associações regionais ligadas ao combate à pandemia, bem como de entidades civis, académicas e militares da região.

PUB