O presidente do Governo dos Açores vai visitar na quinta-feira as obras em curso na Unidade de Saúde de Ilha do Corvo, no âmbito da visita oficial de dois dias do executivo àquela ilha, foi hoje divulgado.

Para além da visita de José Manuel Bolieiro àquela unidade de Saúde, o líder do executivo vai reunir-se com o presidente da Câmara Municipal do Corvo e vereadores da única autarquia da ilha.

De acordo com o estatuto político e administrativo dos Açores, o Governo Regional tem de visitar pelo menos uma vez por ano todas as ilhas do arquipélago que não possuem secretarias regionais, como é o caso das Flores, Corvo, Graciosa, São Jorge, Pico e Santa Maria.

O executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM decidiu, este ano, começar pela mais pequena parcela da região.

Durante a visita, o chefe do executivo açoriano vai presidir à reunião do Governo dos Açores com o Conselho de Ilha do Corvo, onde geralmente é confrontado com questões especificas da ilha sobre as mais diversas áreas de intervenção do Governo Regional.

O Conselho de Ilha é um órgão consultivo do Governo dos Açores composto pelas forças vivas de cada ilha, bem como representantes políticos, deputados e representantes de diversas instituições.

A visita ao Corvo contempla ainda uma reunião do Governo dos Açores.

O executivo vai, entretanto, retomar reuniões dos vários secretários regionais com instituições, à semelhança do que acontecia nas visitas estatutárias do anterior executivo (PS), estando previsto encontros neste âmbito com a direção do Ecomuseu, Associação Agrícola do Corvo, Associação de Pescadores da Ilha do Corvo, entre outros.

O presidente do Governo dos Açores vai também inaugurar um sistema de abastecimento de água da Casinha Velha, estar na presentação do jogo Dobble Invasoras, bem como visitar a empreitada a decorrer na escola local.

A ilha do Corvo é a mais pequena parcela dos Açores, situada já na placa americana, possuindo, de acordo com a operação Censos 2021, 386 habitantes.

Os Censos 2021 indicam que os Açores registaram uma quebra de população residente de 4,1% desde 2011, com um dos decréscimos mais acentuados a registar-se no Corvo (10,2%), que nos últimos 10 anos perdeu 44 residentes, passando para 386.

Na altura da divulgação dos dados do Censos 2021, o presidente da Câmara Municipal do Corvo, José Manuel Silva, referiu que “esse decréscimo decorre daquilo que foram os critérios para os censos deste ano” e, na realidade, a ilha “tem bastante mais população” do que revelam as estatísticas, “devendo ter nesta altura entre 440 a 450 pessoas”.

PUB