A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego afirmou hoje que “o Ensino Profissional oferece condições para ser a primeira escolha dos jovens”, razão pela qual o XIII Governo dos Açores “está a implementar programas e medidas que permitam aos alunos conhecerem as diferentes opções de ensino e formação profissional e perspetivar o seu futuro com confiança e segurança”.

Maria João Carreiro falava em Ponta Delgada, na EPROSEC, durante a sessão de boas-vindas aos alunos do 9.º ano da Escola Básica e Secundária das Flores e da Escola Básica e Secundária da Graciosa que estão a participar no MOOV – Programa de Mobilidade, Ocupação e Orientação Vocacional, promovido através da Direção Regional da Juventude.

“Através do MOOV, designadamente do MOOV Visit Pro, os jovens que estão a frequentar o 9.º do Ensino Básico podem fazer uma visita de estudo a uma Escola Profissional e conhecer uma via de ensino que é uma mais-valia pela sua componente prática, proximidade às empresas e ao contexto laboral, com os benefícios que daí resultam, inclusive para os alunos que queiram ingressar no Ensino Superior”, explicou.

O projeto “De Escola para Escola: Plantando o Futuro”, que envolve 10 estudantes das Flores, cinco estudantes da Graciosa e tem como entidade de acolhimento a EPROSEC, vai decorrer até dia 14 de abril, contemplando atividades lúdicas e pedagógicas com a componente prática dos cursos ministrados pela EPROSEC.

Maria João Carreiro frisou o contributo do MOOV, um programa que concilia as políticas de Juventude com as políticas de Qualificação e Formação Profissional, para o despiste e orientação vocacional precoce, como preconizado na Agenda Regional para a Qualificação Profissional – Valorizar os Açorianos.

“O programa MOOV, além de incentivar a mobilidade dos jovens nos Açores, converge para o objetivo de melhorar a perceção pública do Ensino Profissional, ao mesmo tempo em que contribui para o despiste e orientação vocacional precoce dos jovens, promovendo experiências socioprofissionais que os podem conduzir a decisões mais eficazes sobre o seu percurso académico”, rematou a Secretária Regional.

O Programa MOOV inclui, além da medida MOOV Visit Pro, as medidas MOOV Nemésio Pro, para apoiar os estágios curriculares integrados no 3.º ano dos cursos profissionais de nível IV numa outra ilha que não a ilha de residência do formando, e MOOV 360, através do qual os jovens dos 18 aos 30 anos de idade podem fazer um estágio de curta duração numa outra ilha que não a sua ilha de residência.

Na sessão de boas-vindas aos alunos das Flores e da Graciosa participaram a Diretora Pedagógica da EPROSEC, Cristina Lopes, e o Diretor Regional da Juventude, Eládio Braga.