O Governo dos Açores adjudicou o contrato para a elaboração, no prazo de cinco meses (150 dias), do estudo prévio para ampliar a pista do aeródromo do Pico, por 113,5 mil euros mais IVA, revelou hoje o executivo.

Numa nota de imprensa divulgada no ‘site’ do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM), a secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas diz que assinou, “com a A1V2 – Engenharia Civil e Arquitetura, Lda., um contrato de aquisição de serviços com vista à elaboração de estudo prévio para a ampliação da pista do aeródromo da ilha do Pico”, com um “custo de 113.500 euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor, e um prazo de execução de 150 dias”.

O caderno de encargos aponta para que seja feito um “estudo prévio da extensão da pista de modo a obter um comprimento de pista à descolagem (TORA) de 2.345 metros”, mais cerca de 700 metros do que a pista atual, acrescenta o executivo.

A ampliação visa “melhorar as condições operacionais, nomeadamente em contexto de condições meteorológicas adversas e diminuir os cancelamentos”, aumentando também a “capacidade comercial, com incremento da capacidade de carga e passageiros e do alcance das aeronaves com o peso máximo à descolagem”, ainda de acordo com o caderno de encargos.

A secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, afirma que o estudo “permitirá saber que áreas de proteção de segurança serão imprescindíveis e onde será imperioso atuar, isto é, que escavações, demolições e ocupação de terrenos serão necessárias”.

Por outro lado, “os resultados deste primeiro trabalho serão utilizados posteriormente para efetuar um estudo de impacte patrimonial, que é uma peça-chave para, no processo de consulta junto da UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura], aferir que a ampliação da pista não tem impacto na classificação da Paisagem da Vinha e do Vinho”.

O concurso para este estudo prévio foi lançado em dezembro de 2022 pelo preço base de 195 mil euros.

PUB