O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, esteve presente na cerimónia da fundação da primeira Associação da Comunidade Chinesa nos Açores, “um momento histórico para Ponta Delgada, para os Açores e para Portugal, que irá permitir internacionalizar a nossa economia, a nossa cultura e o nosso conhecimento”.

“Todos temos a ganhar com esta relação! Temos a certeza que esta Associação é uma porta aberta para estabelecermos relações que são fundamentais para catapultar os índices de exigência e de excelência não só a nível do que temos para oferecer, como também daquilo que poderemos receber e aprender com a República Popular da China e com esta comunidade”, afirmou o Presidente do Município de Ponta Delgada.

Pedro Nascimento Cabral adiantou que “temos uma forte comunidade chinesa em Ponta Delgada e nos Açores, uma comunidade que se revela bem incorporada e que é essencial para estreitar as relações com este grande país, que é a China. Desde logo, com esta associação surge a possibilidade de estabelecermos protocolos e intercâmbios e este é um ponto de partida muito importante, para darmos passos firmes no caminho do progresso e de uma interação fulcral para o nosso desenvolvimento”.

O responsável autárquico aproveitou ainda o momento para realçar a disponibilidade da Câmara Municipal em cooperar com a República Popular da China e a sua comunidade em beneficio do maior Município dos Açores: “Desejo as melhores felicidades a esta comunidade e, naturalmente, continuo a contar convosco, para, aqui, em Ponta Delgada, continuarmos a trabalhar para o nosso progresso, desenvolvimento económico e bem estar de toda a população”.

Já o Embaixador da República Popular da China em Portugal, Zhao Bentang, felicitou a constituição desta Associação e elogiou “as facilidades e o apoio que a Câmara Municipal de Ponta Delgada e da Ribeira Grande têm fornecido à comunidade chinesa na região. Uma comunidade que trabalha arduamente e mora aqui, desempenhando um papel importante na economia e no desenvolvimento de relações amistosas com a população da Região Autónoma dos Açores”.

“Esta Associação da Comunidade Chinesa nos Açores irá permitir um maior fortalecimento das relações institucionais e da parte das autarquias e do Governo Regional, eu acredito que vão continuar a dar todo o apoio ao trabalho e à vida desta comunidade chinesa” afirmou o embaixador.

Durante esta cerimónia, o Presidente da Associação da Comunidade Chinesa nos Açores, Li Jinhu, fez questão não só de agradecer o voto de confiança e o apoio das entidades presentes, como também deu as boas vindas aos primeiros membros desta Associação, que “pretende ser a ponte de ligação de toda a nossa comunidade, como se fossemos uma só família”.

Nesta cerimónia, que decorreu na cidade de Ponta Delgada, também estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio e a Representante da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Ana Paula Mendonça.

PUB