O Comando Regional dos Açores, através da Esquadra de Investigação Criminal de Ponta Delgada, da Divisão Policial de Ponta Delgada, deteve um homem, com 33 anos, fortemente indiciado da prática de um crime de violência doméstica sobre a própria mãe.

A detenção do suspeito surge enquadrada em vários episódios de violência cometidos pelo arguido e pelo irmão sobre a própria mãe, num quadro de especial censurabilidade por se tratar de pessoa especialmente fragilizada, não só pela sua idade avançada, mas sobretudo pelos seus graves problemas de saúde.

No âmbito do processo liderado por uma Magistrada do Ministério Público de Ponta Delgada e cujas diligências policiais estiveram a cargo dos investigadores da Equipa Especializada em Violência Doméstica da PSP foi possível recolher vários elementos de prova que vieram a consolidar inúmeros episódios de violência física, emocional e verbal por parte de ambos os filhos sobre a própria mãe, nomeadamente agressões e ameaças com recurso a facas.

No passado mês de março, na sequência de uma desordem ocorrida no interior da habitação partilhada entre os suspeitos e a vítima, enquanto um dos arguidos dirigiu ameaças de morte à própria progenitora, o outro suspeito desferiu uma agressão à vítima, causando-lhe um hematoma na face, circunstâncias que lavaram a PSP a proceder à detenção dos suspeitos, tendo um deles ficado em prisão preventiva e outro com apresentações às autoridades e proibição de aproximação e contactos com a vítima.

Pese embora as medidas de coação a que o arguido se encontrava, o mesmo, ao encontrar-se, uma vez mais, sob a influência de drogas sintéticas viria a reincidir na prática de ameaças contra a progenitora, circunstância que motivou novamente a sua detenção.

O arguido, após ter sido sujeito a interrogatório no Tribunal Judicial de Ponta Delgada, ficará a aguardar os ulteriores termos do processo sujeito à medida de coação mais gravosa – prisão preventiva.