Estudantes de artes do Pico e Faial exibem obra conjunta no Terminal de Passageiros de Madalena como parte d’A Europa na minha região’ nos Açores

  • Trabalhos da Escola Secundária da Madalena e da Escola Secundária Manuel de Arriaga estão expostos em conjunto, a partir de hoje e durante todo o mês, no renovado Terminal de Passageiros da Madalena, no Pico.
  • Esta exposição marca o início de um mês de atividades em todo o arquipélago, sob a bandeira d’A Europa na minha região’, uma iniciativa do Governo Regional e da Comissão Europeia que apresenta feitos significativos apoiados pela UE e pela Região.

Foi inaugurada esta manhã, no Terminal de Passageiros da Madalena, no Pico, a exposição ‘Um mar que nos enche a alma’, com desenhos de estudantes de artes da Escola Secundária da Madalena e da Escola Secundária Manuel de Arriaga. O objetivo da atividade é celebrar a ligação dos açorianos ao mar e mostrar como este recurso simboliza a união entre ilhas do arquipélago. Os trabalhos, inspirados por motivos marítimos, foram feitos em ambas as escolas durante a última semana, sob orientação do ilustrador Djervy Santos.

Esta é a primeira de várias atividades organizadas no âmbito d‘A Europa na minha região’, uma iniciativa conjunta do Governo Regional e da Direção-Geral de Política Regional e Urbana da Comissão Europeia. Sob o mote ‘Um mar que nos enche a alma’, até 30 de abril, as nove ilhas do arquipélago vão receber atividades únicas, entre as quais workshops e sessões de limpeza de praia.

O Diretor Regional do Planeamento e Fundos Estruturais, Nuno Melo Alves, refere: “Os esforços de cofinanciamento comunitário têm sido para a Região um fator impulsionador do seu desenvolvimento, em domínios tão diversos como a saúde, educação, mobilidade, competitividade da economia e das empresas ou a transição energética e digital. Olhando à natureza ultraperiférica dos Açores, o impacto é ainda mais relevante, contribuindo incluindo na qualidade de vida das nossas populações, promovendo simultaneamente a coesão entre ilhas, desígnio essencial da nossa autonomia”.

Sobre a iniciativa, Monika Hencsey, Diretora de Orçamento, Comunicação e Assuntos Gerais na Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia, afirma: “Temos muito orgulho em mostrar que há uma dimensão europeia para as soluções locais e que feitos conjuntos como estes fazem a diferença. ‘A Europa na minha região’ é parte de um esforço mais amplo de comunicação da União Europeia que temos implementado desde 2018, em estreita parceria, até agora, com mais de 60 regiões europeias. Em cada região, contamos a história de lugares e iniciativas de particular relevância para as comunidades regionais, e que formam uma parte inerente do seu quotidiano”.

Ao longo do mês, com ‘A Europa na minha região’, estudantes dos dez aos 15 anos de escolas na Graciosa, em São Jorge e no Corvo vão participar em sessões dedicadas às profissões do mar, das pescas ao salvamento. A Escola do Mar, no Faial, vai receber Genuíno Madruga, que vai partilhar histórias e vivências do mar numa sessão aberta a toda a população. Já nas ilhas de Santa Maria, Flores e Terceira, serão promovidas sessões de limpeza de praia com escolas e população locais, sob o mote ‘Não Lixes o Mar’. Para encerrar este mês de atividades, uma escola de São Miguel vai receber um dia de jogos e dinâmicas que têm em vista explorar e dar a conhecer mais sobre o oceano. Informação atualizada sobre cada atividade pode ser encontrada na página do Europe Direct Açores: https://europedirect-acores.pt/.

Nestes eventos, a Escola do Mar dos Açores, no Faial, o Terminal de Passageiros da Madalena, no Pico, e os projetos de investigação Sea-Things, em São Miguel, e LixAZ, no Faial, vão estar em destaque, por serem alguns dos bons exemplos de êxitos alcançados com o apoio da União Europeia. A iniciativa, que homenageia o mar enquanto fator de união, fonte de inspiração e recurso a preservar, conta ainda com o apoio do Centro Europe Direct dos Açores, Câmaras Municipais e Juntas de Freguesias, e de parceiros de instituições locais.

Sobre a iniciativa ‘A ‘Europa na minha região’:

‘A Europa na minha região’ é uma iniciativa de comunicação conjunta que mostra a ação da União Europeia para regiões de toda a Europa. Juntamente com as regiões parceiras e os projetos financiados pela UE, a União Europeia está a criar ferramentas e oportunidades de diálogo com os cidadãos e a sensibilizá-los para os feitos de projetos que lhes são próximos, graças aos esforços de cofinanciamento da UE e da região.

Os Açores são a terceira região portuguesa a participar na iniciativa ‘A Europa na minha região’. Em 2022, outras atividades como estas aconteceram na Madeira, entre outubro e novembro, e na região Norte, entre novembro e dezembro.