A Divisão Policial de Ponta Delgada, através do efetivo da Esquadra da Ribeira Grande, informa que procedeu à detenção de três homens, com idades entre os 24 e os 51, por vários crimes:

No passado dia 2 de abril procedeu à detenção de um homem, de 26 anos, pelo crime de violência doméstica contra a sua companheira, de 22 anos, na freguesia da Ribeira Seca, Ribeira Grande.

Ao chegar ao local da ocorrência, os polícias depararam-se com a vítima visivelmente ferida, fruto das agressões do seu companheiro, sendo internada no HDES para a sua recuperação.

No imediato, os Polícias procederam à detenção do suspeito e a respetiva recolha de prova fotográfica e testemunhal, para posteriormente remeter à Autoridade Judiciária.

Após ter sido sujeito a 1.º interrogatório judicial, foi decretada medida de afastamento e proibição de contactos com a vítima, bem como a apresentação na esquadra três vezes por semana.

Ainda no Concelho da Ribeira Grande e no dia seguinte, a PSP, procedeu à detenção de um homem, de 24 anos, pelo crime de roubo na via pública, por esticão, a uma vítima, de 88 anos, na freguesia da Matriz, Ribeira Grande.

O suspeito ao aperceber-se de que a vítima teria acabado de levantar dinheiro e estando numa cadeira de rodas, devido à sua avançada idade, seguiu no seu encalce, aproveitando o breve instante em que a vítima retirou a sua carteira do bolso para cometer o ilícito. Neste exato momento, correu em direção à vítima e tentou retirar, com bastante força, a carteira, não conseguindo pelo simples facto da vítima ter resistido, causando apenas danos na carteira.

Face ao seu insucesso, após ameaçar a vítima, encetou fuga, não antes de ser visto por uma testemunha que presenciou os factos relatados. Contactada a Esquadra da Ribeira Grande, os Polícias de imediato deslocaram-se para o local, e através da descrição fornecida pela testemunha, em concreto a indumentária do suspeito, foi possível intercetá-lo, em pouco tempo, ainda bastante exaltado e agressivo, acabando também por ameaçar os polícias intervenientes na ocorrência.

Após ter sido sujeito a 1.º interrogatório judicial, e atendendo ao seu cadastro criminal, foi-lhe determinada a prisão preventiva, com possibilidade de permanência na habitação com recurso a vigilância eletrónica;

Por fim, no dia 4 de abril, procedeu à detenção de um homem, de 51 anos, pelo crime de ameaças agravadas contra Autoridade Pública, no exercício das suas funções, na freguesia do Porto Formoso, do concelho da Ribeira Grande.

Na sequência de uma chamada sobre possíveis desavenças entre dois indivíduos, irmãos, envolvendo a utilização de armas brancas, tendo os Polícias deslocado com urgência para o local.

Já na residência dos denunciados, a equipa da Esquadra da Ribeira Grande deparou-se com um dos indivíduos, bastante exaltado, munido de uma faca com cerca de 20 centímetros, a esbracejar, enquanto proferia diversas ameaças aos polícias, acabando por se refugiar no interior da residência, proferindo ainda ter na sua posse armas de fogo.

Neste sentido, acautelado um perímetro de segurança que garantisse a integridade física dos intervenientes, os polícias montaram um cerco à residência, tendo iniciado um diálogo com o suspeito.

No decorrer do diálogo com o suspeito, no exato momento que o mesmo dirigiu-se a uma das janelas, foi possível proceder à sua abordagem e consequentemente a sua detenção. Foram apreendidas 3 armas brancas, que se encontravam na sua posse, e não foram detetadas quaisquer armas de fogo na residência.

O detido será presente à Autoridade Judicial competente.