O Chega/Açores alertou hoje para a “situação incomportável” de alegada falta de segurança no porto de São Mateus, com “vandalização” e “furto de embarcações”, questionando o Governo açoriano sobre “a urgência” de vigilância no local.

Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa Regional, o deputado único do Chega no parlamento açoriano, José Pacheco, que esteve recentemente no porto de São Mateus, na ilha Terceira, assinala que a situação “já se vem arrastando há alguns meses e tem causado prejuízo aos pescadores que vêem as suas embarcações vandalizadas e furtadas”.

De acordo com o requerimento, enviado hoje às redações, os pescadores denunciam que se trata de “uma situação incomportável naquele que é o segundo maior porto de pescas dos Açores”, onde operam mais de 80 embarcações.

No documento, o deputado José Pacheco questiona o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) sobre esta alegada falta de vigilância no Porto de São Mateus, indagando o executivo sobre se está a ponderar colocar naquela infraestrutura “meios de salvaguarda dos bens e pessoas que operam naquele porto e para quando”.

“É de extrema importância e urgente que se olhe pela segurança dos pescadores e dos seus bens, bem como da população”, defende José Pacheco, que acrescenta que “a falta de segurança também implica que se fomente a economia paralela e a fuga à lota”.

Para o parlamentar do Chega/Açores “é preciso que alguém dê uma resposta” aos estes pescadores.

Segundo o Chega/Açores, na infraestrutura portuária já ocorreram “vários assaltos”.

“É inconcebível e não consigo perceber como é que o segundo maior porto dos Açores está assim, votado ao abandono”, critica ainda José Pacheco.

PUB