A construção da proteção de emergência do porto das Lajes das Flores, nos Açores, deverá estar concluída em setembro, anunciou hoje a secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral.

Na sequência de uma deslocação à ilha das Flores, a titular da pasta das Infraestruturas, referiu que, na segunda-feira, terminou o prazo de apresentação de propostas para a empreitada de construção da proteção de emergência do porto das Lajes das Flores, tendo sido apresentada uma proposta no valor de 6.138.500,00 euros, pelo consórcio Tecnovia Açores/ Etermar/ Sacyr Somague.

De acordo com uma nota do gabinete de imprensa do executivo açoriano, “verificada a adequada instrução de todo o processo por parte do consórcio concorrente, está proposta a adjudicação da empreitada, perspetivando-se que a obra, decorrendo dentro da normalidade e de acordo com o prazo de execução em caderno de encargos, possa estar concluída no próximo mês de setembro”.

O porto das Lajes das Flores foi seriamente danificado em novembro de 2019 pela passagem do furação ‘Lorenzo” e, em dezembro de 2022, pela tempestade ‘Efrain’, o que gerou problemas de abastecimento de bens àquela ilha do grupo Ocidental.

Berta Cabral referiu que está “a verificar no local as condições de trabalho e a ir ao encontro dos empresários para conhecer a sua situação, as suas necessidades”, dotando-os ainda “de mais informação sobre os trabalhos de contratação pública e construção do porto”.

A governante adiantou que foram identificadas “preocupações muito assertivas e objetivas” e recolhidos “contributos muito válidos, com propostas complementares, que se terá em muito boa consideração para melhorar as condições no abastecimento e na atividade económica das Flores”.

A secretária regional deslocou-se à ilha para o acompanhamento da situação de abastecimento da ilha e reunir com o Conselho de Ilha das Flores, com os presidentes das duas câmaras municipais, com a Associação Agrícola e empresários de vários ramos de atividades económica.

Berta Cabral recordou que foi constituída uma ‘task force’ com a Direção Regional da Mobilidade, a Direção Regional das Obras Públicas e a administração da Portos dos Açores para acompanhar todas as obras e procedimentos relacionados com o porto das Lajes das Flores, salvaguardando que “será criada uma comissão de acompanhamento operacional para toda a fase de construção”.

“Esta é a maior e mais importante obra dos últimos e dos próximos anos nos Açores, com uma relevância crítica para a subsistência de uma das nossas ilhas, e, por isso, exige uma proximidade e uma monitorização permanente e muito acutilante, na qual não facilitaremos”, disse Berta Cabral

“Perante a impossibilidade de abastecimento nas escalas regulares dos navios de cabotagem insular, o abastecimento da ilha tem sido assegurado pelo navio Thor B, pelos voos da Força Aérea Portuguesa e, desde março, pelo navio Margarethe, contratualizado para este efeito”, acrescentou.