Valdemira Gouveia salientou, esta sexta-feira, que o Governo Regional da coligação “pode fazer mais” para ajudar as famílias em apuros, que ficaram numa situação mais desfavorável, devido à pressão inflacionista que atravessamos.

A deputada socialista falava à saída de uma reunião com a Direção da Cáritas da ilha de São Miguel, uma reconhecida instituição de apoio aos mais carenciados, em Ponta Delgada.

Valdemira Gouveia destacou que esta visita permitiu confirmar aquilo que o Grupo Parlamentar do PS se tem apercebido, no terreno, e para o qual tem vindo a alertar: o número de pedidos de ajuda às instituições de apoio social tem vindo a disparar neste último ano.

“Também aqui na Cáritas, como noutras instituições que temos visitado, o que é bem notório é que tem havido um aumento de pedidos de ajuda, ao nível do vestuário e da alimentação. Estamos a falar de famílias que anteriormente eram autossuficientes e que agora, fruto do aumento das prestações no crédito, da subida dos combustíveis e da eletricidade, dos próprios bens alimentares, estão a necessitar de algum apoio”, frisou.

Valdemira Gouveia defendeu, por isso, que o Governo Regional dos Açores “pode fazer mais” e deve estar “mais próximo destas instituições”, uma vez que estas prestam um “valioso serviço às nossas populações, especialmente aqueles que se encontram mais fragilizados e mais vulneráveis”.

A parlamentar do PS recordou que se não fossem estas instituições a “chegarem-se à frente”, essa tarefa recairia diretamente sobre o Governo Regional, com custos acrescidos para o Executivo e para os Açorianos.

“São estas instituições que estão na linha da frente, que estão mais próximos das pessoas, que melhor conhecem as suas dificuldades e sem instituições particulares de solidariedade social, sem Misericórdias, sem associações de apoio social, seria muito mais difícil governar os Açores e a vida dos Açorianos estaria mais dificultada”, finalizou a deputada do PS, Valdemira Gouveia.

PUB