O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, e a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, assinaram hoje um contrato ARAAL com a Câmara Municipal da Horta, representada pelo seu Presidente, Carlos Ferreira, visando a concretização do apoio financeiro na comparticipação para a elaboração do projeto de execução de ampliação da pista do aeroporto da Horta.

“Este Governo participa na solução, enquanto outros lavaram as mãos para não fazer parte da solução. Metemos mãos à obra”, sublinha o Presidente do Executivo, José Manuel Bolieiro.

O contrato agora formalizado prevê uma comparticipação financeira de 800 mil euros, respeitante a 40% do total de investimento previsto para este processo e que totaliza dois milhões de euros, como foi oportunamente anunciado pelo Presidente do Governo.

“A responsabilidade é do Estado, o aeroporto está concessionado à ANA/VINCI, mas damos este contributo no quadro do projeto de execução”, frisa José Manuel Bolieiro.

“É um compromisso que assumimos perante a Câmara Municipal e perante os faialenses e que cumprimos sem reservas, como tem sido a marca da nossa conduta”, indica por sua vez a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.

Berta Cabral sublinha que “palavra dada é palavra honrada”.

“Este é mais um exemplo de entendimento e cooperação entre a administração pública regional e as autarquias locais, visando não só a melhoria da qualidade de vida nas várias ilhas, também, neste caso em particular, um investimento de caráter estratégico para toda a Região e para a sua dimensão atlântica”, declarou ainda.

A ampliação da pista do aeroporto da Horta afigura-se como fundamental para garantir a prossecução do princípio da continuidade territorial e da mobilidade de pessoas e carga.