Vila Franca do Campo recebeu sessão informativa sobre Controlo Integrado de Roedores

O Centro Cultural de Vila Franca do Campo acolheu, recentemente, uma sessão informativa sobre Controlo Integrado de Roedores, promovida pela Direção Regional da Agricultura, através dos seus Serviços de Agricultura, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo.

A sessão contou com a presença de elementos técnicos e operacionais da Autarquia e de algumas Juntas de Freguesia do município, sendo que também estiveram presentes alguns munícipes interessados, ligados ao setor agrícola.

Com esta iniciativa, de extrema importância, tendo em conta o aumento desta praga nos últimos tempos, pretendeu-se explicar conceitos, a razão pela qual é importante controlar as espécies de roedores e como se deve atuar perante a presença destes animais.

Para o controlo efetivo e duradouro dos roedores é necessária a aplicação de um conjunto de medidas direcionadas não só à praga, mas também ao meio ambiente, o que implica uma atuação concertada entre o Governo Regional, as autarquias e a população em geral.

A autarquia de Vila Franca do Campo tem implementado um Plano de Controlo de Roedores que abrange a zona litoral do centro de Vila Franca do Campo, que vai desde a Praia Vinha d’Areia até ao Poço Largo, estendendo-se nos aldeamentos do Ilhéu e Terras do Conde.
Para além disso, no inicio do ano letivo, foram implementados em todas as escolas primárias do concelho, cujos edifícios são propriedade da Autarquia, planos de controlo de roedores.

O Município de Vila Franca do Campo apela à colaboração de todos os munícipes, pois só assim é possível uma ação com mais sucesso no combate a esta praga.