PUB

A Câmara Municipal de Vila Franca do Campo organizará diversos eventos na segunda quinzena do mês de outubro, no âmbito das celebrações para assinalar a efeméride dos 500 anos da Subversão de Vila Franca do Campo.

Entre os dias 20 e 22 de outubro decorrerá o Colóquio Internacional “Catástrofes Naturais na História: nos 500 anos do Terramoto de Vila Franca do Campo”, no auditório do Centro Cultural de Vila Franca do Campo, e com o objetivo de debater o impacto que as catástrofes naturais, de origem diversa, tiveram nas comunidades humanas do passado. No total, contará com mais de 30 investigadores internacionais, nacionais e regionais, que farão 24 intervenções, divididas em cinco temas.

Ainda no âmbito do colóquiointernacional, no dia 21 de outubro, pelas 19h30, será recriada uma mesa/alimentação dos séculos XVI/XVII, correspondendo a um jantar temático no Museu Municipal de Vila Franca do Campo.

PUB

No dia 22 de outubro, pelas 15h00, será inaugurado o Memorial às Vítimas do Terramoto de 22 de outubro de 1522, na Avenida Visconde do Botelho, junto ao Centro Cultural de Vila Franca do Campo. Posteriormente, pelas 17h00, será lançado o livro “Romeiros de São Miguel Arcanjo – 500 Anos de História”, da autoria do Mestre dos Romeiros Carlos Vieira, no Convento de São Francisco, junto à Rotunda dos Frades. Mais tarde, pelas 20h00, haverá uma celebração solene de Eucaristia, na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo.

Por fim, no dia 23 de outubro, o dia será inteiramente dedicado à comemoração anual do Dia do Romeiro, com programação própria.

Pub