PUB

Da autoria da jovem lagoense Diana Freitas, este vídeoguia foi concebido com janela de interpretação para a língua gestual portuguesa.

Encontra-se disponível na Coleção Visitável da Igreja Matriz de Lagoa e tornou-se numa solução técnica, em matéria de acessibilidade e inclusão contínua, ao permitir uma visita guiada, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, removendo, deste modo, a barreira linguístico-cultural e tornando o espaço museológico acessível e inclusivo. De referir que, os conteúdos do vídeoguia estarão igualmente disponíveis em língua inglesa.

Este projeto demonstra claramente como um obstáculo resultou em superação. Ou seja, na capacidade de superar uma dificuldade, através da criação de oportunidades, de crescimento pessoal e comunitário.

PUB

Diana Freitas fez uso da sua cidadania e lutou para que o projeto para a comunidade surda se desenvolvesse na Lagoa, criando novas oportunidades e mudanças.

Na ocasião, Cristina Calisto, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, felicitou a jovem lagoense pelo facto de “através de um projeto inovador, ficará na história e deixa marca no futuro”.

A edil lagoense acrescentou que “a Coleção Visitável da Igreja Matriz de Lagoa, com o vídeoguia ganhou maior responsabilidade social, tornando-se agora mais inclusiva. É uma Coleção que tem tido destaque no concelho, pelo seu espólio e agora está, naturalmente, mais enriquecida com este projeto”.

Finalmente, Cristina Calisto congratulou o Pe. da Igreja Matriz de Lagoa, Nuno Maiato, expressando a sua gratidão pelo empenho que tem dedicado à comunidade de surdos, acolhendo e criando formas de participação particulares e direcionadas para essa comunidade.

Efetivamente, um património mais acessível e inclusivo representa um serviço de maior qualidade, com impacto na vida das pessoas que o visitam. Trata-se, assim, de um investimento repleto de potencial de retorno, medido pela maior e melhor divulgação e consequente aumento do número de visitantes.

Diana Freitas, simbolicamente, foi a primeira pessoa a utilizar o vídeoguia, tendo sido também presenteada com uma placa que perpetua esta louvável iniciativa e com uma fotografia que eterniza este momento de orgulho para toda a comunidade.

Pub