Pub

A Vereadora da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Cristina Canto Tavares, enalteceu, esta quarta-feira, o trabalho levado a efeito pela Associação de Juventude Aprender a Viver – AJAV que está a promover a exposição ”Foc’ARTE – Retratos de Jovens Olhares”, no Centro Comercial Solmar.

Presente na inauguração do projeto de fotografia, a autarca destacou “a adesão dos jovens a esta segunda edição do Foc’Arte”, encontrando na iniciativa sinais claros de uma “juventude participativa, criativa e dinâmica” no concelho.

De igual modo, Cristina Canto Tavares fez questão de sublinhar “o pertinente papel da AJAV”, cuja “missão e objetivos a Câmara Municipal de Ponta Delgada tem apoiado em variadas atividades”, ou não visassem a ocupação dos tempos livres dos jovens através de iniciativas ligadas ao ambiente, à cultura, ao desporto ou ao património natural e construído.

A Vereadora quis ainda relevar a “equipa de técnicos altamente qualificada” que compõe a Associação de Juventude Aprender a Viver e deixou clara a convicção de que o seu espírito de iniciativa não poderia estar melhor alinhado com as premissas do plano estratégico gizado pela autarquia para a juventude e colocado em marcha no passado dia 12 de agosto.

“A Câmara Municipal acaba de avançar com o seu Plano Municipal de Juventude e são projetos como este que também nos inspiram a desenvolver trabalho em prol dos mais jovens, que trazem consigo um mundo de sonhos e de expetativas a que procuraremos atender nos próximos quatro anos”, declarou a autarca, numa cerimónia onde alguns jovens que se destacaram na iniciativa da AJAV foram premiados.

A exposição fotográfica “Foc’ARTE – Retratos de Jovens Olhares” poderá ser apreciada até ao final do mês de agosto e reúne 20 fotografias captadas por vários jovens que foram orientados pelo formador José Borges.

O Plano Municipal de Juventude, recorde-se, será implementado até 2026 e contempla 17 objetivos estratégicos, que abrangem 61 medidas, sustentadas por 131 metas e 126 indicadores, envolvendo as áreas do emprego e empreendedorismo, educação e formação, saúde e bem-estar, criatividade e cultura, coesão social, participação cívica, juventude e o mundo e voluntariado.

Pub